Esportes Titulo Seleção
Brasil abre 2 a 0, mas permite empate

Apesar do bom futebol na 1ª etapa, Seleção
deixa a desejar e permite igualdade do Uruguai

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
26/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Estadão Conteúdo


O Brasil saiu na frente, mas cedeu o empate ao Uruguai, ontem, em jogo da quinta rodada das Eliminatórias. Após abrir 2 a 0 e fazer boa primeira etapa, a Seleção caiu de rendimento e permitiu que a Celeste Olímpica deixasse tudo igual e tivesse oportunidades para virar o marcador na Arena Pernambuco.

O ponto conquistado deixa o Brasil com oito, em terceiro, uma posição atrás do Uruguai, que é o vice-líder, com dez. Na terça-feira, a Seleção pega o Paraguai em Assunção, enquanto a Celeste Olímpica recebe o Peru.

O torcedor que se atrasou ou que ainda estava procurando seu lugar na Arena Pernambuco deve ter ficado chateado. Isso porque com 45 segundos o ribeirão-pirense Willian cruzou na medida para Douglas Costa, que, de bico, abriu o placar.

O duelo ficou franco e o Brasil jogava futebol eficiente e vertical. Em jogada ensaiada, aos oito, Daniel Alves cruzou para Neymar ajeitar no peito, tirar dois zagueiros e mandar no lado de fora da rede.

Mas não era só do lado brasileiro que saíam boas tramas. Aos 11, Suárez recebeu livre na área, mas perdeu gol incrível.

As falhas da zaga não eram exclusividade dos defensores tupiniquins. Aos 25, Coates não conseguiu cortar passe de Neymar para Renato Augusto e o meia, com bela finta de corpo, tirou Muslera da jogada e ampliou o marcador em Pernambuco.

A alegria durou pouco porque logo o Uruguai cresceu a começou a levar mais perigo. E mais uma vez foi na bola alçada na área. Com 31, Álvaro Pereira lançou para Suárez, que não foi fominha e ajeitou para Cavani finalizar: 1 a 1.

Depois, a Seleção recuperou o domínio da partida. Com Neymar e Willian inspirados e produzindo jogadas plásticas – ambos distribuíram chapéus –, o Brasil chegava com perigo, mas pecava nas finalizações. O camisa 10 e Douglas Costa perderam boas chances em dois arremates para fora.

Assim como na primeira etapa, no segundo tempo, o torcedor que demorou para retornar ao assento perdeu mais um gol, mas desta vez do Uruguai. Aos dois, Suárez recebeu na área e bateu forte, cruzado, para empatar o confronto em seu retorno à Celeste Olímpica.

O Uruguai aproveitou a falta de tranquilidade brasileira e passou a dominar as ações. Em diversas oportunidades os visitantes chegaram com perigo, como aos 40, quando Suárez aproveitou falha de David Luiz e finalizou para milagre de Alisson com o pé direito. O arqueiro apareceu novamente, aos 47, também em outra finalização perigosa do camisa 9 para deixar menos amargo o empate em Pernambuco.

‘Nosso erro foi tomar o primeiro gol’

Após a partida, o empate deixou os brasileiros com caras de poucos amigos. Na saída do gramado, o meia Renato Augusto, autor de um dos gols, afirmou que o principal erro da Seleção foi ter tomado primeiro tento, permitindo ressurgimento uruguaio na partida de ontem.

“Colocamos eles de volta no jogo e buscaram o segundo gol. Depois se fecharam e jogaram no contra-ataque. Nosso erro foi ter tomado o primeiro gol”, lamentou.

Outro que não gostou do resultado foi o goleiro Alisson. “Começamos bem, mas faltou tranquilidade para matar o jogo. Abrimos 2 a 0 e fizemos os gols cedo. Não poderíamos ter cedido”, comentou o arqueiro do Internacional, que negou falha no segundo gol uruguaio. “É complicado, foi um chute de perto. Faz parte do futebol. Fizemos o melhor mas não saímos com a vitória”, analisou.

DESFALQUE

O atacante Neymar recebeu cartão amarelo ontem e está suspenso do jogo contra o Paraguai, na terça-feira.

POLÍTICA

Ecoaram na Arena Pernambuco gritos contra e a favor do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Enquanto parte da torcida pedia a saída da chefe da Nação e de seu partido, outros bradavam ‘não vai ter golpe’.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;