Memória Titulo História
Guerra paulista contra a lei de impostos
Ademir Medici
15/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma lei estadual, a de nº 1485, baixada em 15-12-1915 – há 100 anos, portanto – mexeu, negativamente, com o comércio paulista, incluindo o iniciante comércio do atual Grande ABC. A Imprensa logo batizou a matéria de “lei de impostos”.

Para jornais como o ultraconservador “Correio Paulistano”, uma lei justa; para o combativo “O Estado de S. Paulo”, uma lei que onerava o comércio, chamada pelo Estadão de extorsiva e inconstitucional.

O comércio se mobilizou. Reuniões eram feitas na Capital e demais cidades. O posicionamento contrário ou favorável à lei era publicado diariamente.

Dizia o governo: a lei é equitativa.

A posição do Centro do Comércio e Indústria de São Paulo concordava com o governo, “em princípio”.

O Estadão comentava, em editorial: “a tabela beneficia grandes negociantes e prejudica os pequenos”.

A Associação Comercial dos Varejistas de São Paulo organizava reuniões para se deliberar sobre a atitude a tomar em defesa do comércio.

 

GRANDE ABC

Por aqui, os comerciantes de Paranapiacaba, então chamado Alto da Serra, foram os primeiros a se insurgirem contrários à nova “lei de impostos”, em manifesto assinado pelos seguintes comerciantes:

 

Acácio Freire

Alfredo Guzzo

Antonio Corrêa da Silva

Antonio Pires

Ameixeiro & Irmão

Faustino da Silva

Francisco Amato

Francisco Silvestre

Elias Soares de Souza

Godofredo G. Gonçalves

Guido Guidotti

João Dias Carrasqueira

João Manuel Antunes

João Nicolau

Joaquim Araujo Rodrigues

Joaquim Mendes Oliveira & Cia.

José & João

José Miguel & Irmão

Mário da Silva e Irmão

Miguel Picchiello

Nassif Miguel & Filho

Rolando Henriques Calças

 

Observa-se que era movimentado o comércio de Paranapiacaba há um século. Mas a posição do comércio do Grande ABC, em 1916, era tímido em relação ao restante do Estado. Ocupava um modesto 62º lugar. Perdia para cidades como Mococa, Avaré e Ribeirão Bonito, como veremos amanhã.

 

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 14 de fevereiro de 1986 - ano 28, nº 6058

Transportes – Param motoristas da Viação Diadema.

São Bernardo – Edifício de 13 andares danifica casas vizinhas na Rua Secondo Modolin, em Vila Gonçalves.

Data – Brasil programa comemorações nos 150 anos de nascimento do compositor Carlos Gomes.

Polícia Violência aumentou no Carnaval 86. Estatísticas da PM indicam um total de 17 mortes violentas na região em 126 horas.

 

Hoje

Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil

 

Em 15 de fevereiro de...

1916 – Deixa de circular o semanário “O Progresso”, de São Caetano; mas havia perspectiva de retorno do jornal.

Matarazzo anunciava para “dentro de alguns dias” a inauguração da sua fábrica de vidros em São Caetano e de mais três grandes armazéns na cidade.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘aeroplanos austríacos lançam bombas sobre Milão’.

1926 – Fundada, em Santo André, a Associação Atlética Audax. Seus fundadores: Alberto Suozzi, Arthur Volpiani, José Guerra, Miguel Guerra, Corcirio Ribeiro, Plinio Ribeiro, Affonso Farina, Antonio Perigo, Bruno Righetti, Pedro Nico e Mario Lozio. Sua primeira sede foi um porão da Rua Agenor de Camargo.

1931 – Dr. Francisco Perrone regressa de Pocinhos do Rio Verde para Santo André, completamente restabelecido. Na República Velha, chegou à Presidência da Câmara de São Bernardo.

1936 – Generoso Alves de Siqueira nomeado prefeito do antigo Município de São Bernardo, cargo que exerceria por seis meses, em substituição ao médico Felício Laurito.

1956 – Constituída a Companhia Pumex de Concreto Celular, que entrará em funcionamento em junho de 1957 em Ribeirão Pires.

Prefeitura de Ribeirão Pires aluga prédio à Avenida da Fortuna, 9, para a instalação da Delegacia de Polícia.

 

Santos do Dia

Santos Jovita e Faustino. Nascidos na Lombardia, Itália. Irmãos. Diácono e presbítero. Pregavam os ensinamentos cristãos à comunidade em que viviam. Sacrificados no ano 122, depois de sofrerem perseguição religiosa.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

José de Antioquia

Geórgia




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;