Cultura & Lazer Titulo Agenda
Coletivo oferta arte nas ruas da região

'Pão e Circo’ é o nome do espetáculo que será
encenado hoje na Praça da Moça, em Diadema

Por Marcela Munhoz
29/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Não sabe o que fazer no fim de semana? Que tal desligar a televisão e deixar o celular descansar um pouco? O Coletivo Menelão, de São Bernardo, pode estar na praça ou na rua perto da sua casa para apresentar peça de teatro totalmente gratuita. Hoje, às 15h, é a vez da Praça da Moça, em Diadema, servir de palco para o grupo, que foi contemplado com o Proac (Programa de Ação Cultural) e oferta a montagem Pão e Circo.

“Trata-se de uma retribuição à população que paga impostos. Fizemos questão de criar uma adaptação mais popular com linguagem fácil e apresentar na rua, para que todos, sem exceção, tenham acesso à arte”, explica o ator Sérgio Zanck, que assina a direção ao lado de Paula Cortezia. “Apresentar na rua é um desafio maior, estamos sujeitos a todo tipo de intervenção.”

A história é baseada no texto A Padaria, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Narra o drama de uma mulher que acaba de ser despedida e mandada para fora da casa que morava por patrão explorador. Os atores usam máscaras e encenam com a ajuda de andaimes. “A história aborda as relações de trabalho e também sobre a truculência da polícia. Depois da peça, alguns moradores de rua até vêm conversar com a gente sobre o assunto”, conta Sérgio.

Fazem parte da agenda do grupo apresentações em São Caetano (dia 10, às 11h, na Praça Cardeal ArcoVerde; dia 13, às 15h, na Praça da Riqueza), em Rio Grande da Serra (dia 17, às 10h, no Parque dos Ipês, dia 20, às 15h, no mesmo local), em Santo André (dia 24, às 11h, na Concha Acústica) e em Paranapiacaba (dia 26, às 11h, na Casa Fox). Mais informações: coletivomenelao (Facebook).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;