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Roubo on-line de informações assusta EUA
Do Diário OnLine
03/09/2003 | 15:34
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Microsoft, eBay, Amazon.com e Visa criaram um novo grupo, a Coalition on Online Identity Theft, para combater um dos principais problemas dos internautas atualmente: o roubo on-line de informações pessoais. Segundo o órgão americano Federal Trade Comission, somente nos Estados Unidos houve um total de 162 mil casos. Já o Gartner Group, companhia de pesquisa de tendências e negócios em informática, estima que 3,4 por cento dos consumidores americanos adultos (cerca de 7 milhões) tenham sido vítimas da fraude.

O grupo inclui ainda outros grandes nomes de tecnologia, e-commerce e serviços financeiros, como Business Software Alliance, McAfee Security, RSA Security, Zone Labs e Verisign, e será administrada pela Associação Americana de Tecnologia da Informação (ITTA, na sigla em inglês). Segundo a associação, o roubo on-line de identidades causou prejuízos de mais de um bilhão de dólares no ano passado.

Os ladrões costumam agir enviando um e-mail com um clone do site, recheado de ofertas, e pede ao assinante para que digite a senha, tornando possível o acesso imediato aos seus dados pessoais e bancários.

A ITAA pretende lançar uma campanha pública, em conjunto com agências governamentais como o Federal Trade Comission, para combater os chamados scammers e ampliar as penalidades hoje aplicadas para este tipo de crime. O projeto também inclui campanhas educativas sobre como os consumidores podem se proteger, além de desenvolver tecnologias e procedimentos para evitar o roubo on-line de identidade.

O presidente da ITTA, Harris Miller, disse que a maioria dos roubos de dados pessoais acontece mesmo no mundo off-line, com o que se pode recuperar nas latas de lixo das pessoas. E que os ladrões da web geralmente usam os dados roubados para participar de leilões, comprar mercadorias ou pedir empréstimos em nome de outras pessoas.




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