Cultura & Lazer Titulo
Sonia Belloto, fase internacional
Por Bruna Queiroz
Especial para o Diário
14/09/2005 | 08:46
Compartilhar notícia


Lançado no Brasil em outubro de 2003, o livro Você Já Pensou em Escrever um Livro?, de Sonia Belloto, já vendeu cerca de 6 mil exemplares no país. Mas além disso, e o que é melhor, vem se tornando obra referencial a todos os que buscam orientações práticas sobre como se tornar um escritor profissional.

O título é o segundo escrito por Sonia, que já havia publicado Facilitando a Felicidade, pela SAMM Editora. Além do livro, ela é sócia fundadora da Fábrica de Textos, escola de escrita criativa localizada em São Bernardo.

Todo esse projeto de apoio a “aspirantes a escritores” instituído pela autora representa uma iniciativa inédita em território nacional. “Em países como Estados Unidos, há escolas de formação de escritores profissionais aos montes. Aqui no Brasil, não há esse tipo de estímulo a novos talentos”, argumenta. Uma das hipóteses para explicar a ótima aceitação do livro é que ele seria o empurrãozinho que tantos brasileiros precisam para colocar as idéias no papel. “O objetivo, tanto do livro quanto do curso, é ensinar que não há histórias desinteressantes. O que há são formas desinteressantes de contar essas histórias”, afirma Sonia.

Projeção – Agora, a obra se dedica a um novo desafio: orientar os passos dos estrangeiros pelos caminhos da escrita. Você Já Pensou em Escrever um Livro? será comercializado nas livrarias de Portugal, Espanha e África a partir desta quinta. O lançamento oficial, contudo, só será celebrado em janeiro, com direito a sessão de autógrafos da autora e divulgação em mídias diversas. “A resposta desses novos leitores já está sendo ótima. Recebi o e-mail de um leitor português me dando as boas-vindas”, diz Sonia.

Sonia Belloto não arrisca nenhum palpite sobre números de vendas nesses novos territórios. Mesmo assim, não esconde a expectativa de que o manual obtenha ótima aceitação dos estrangeiros. “É minha primeira experiência divulgando um trabalho fora do país. Mas o ambiente é propício, porque aqueles países estimulam a cultura e o hábito de leitura.”

A Texto Editores, editora portuguesa que leva o título para o exterior, informa que está confiante no sucesso do livro e já adiantou a Sonia Belloto pagamentos de royalties sobre a obra.

Além dessa investida, a autora está envolvida também em parcerias que podem contribuir para a projeção de seu trabalho. As editoras Siciliano e Martins Fontes estão com cópias de Você Já Pensou em Escrever um Livro? e estudam a possibilidade de publicá-lo. “Isso só reforça meu trabalho”, diz Sonia. “As pessoas têm dito assim: ‘Poxa, de um dia para outro você ficou conhecida, valorizada’. Digo que não é um dia para o outro. Na verdade, esse processo consumiu 48 anos”, brinca, pois se refere a sua idade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;