Política Titulo Disputa
Com Yoshio, PRB está próximo de fechar com Lauro

Parlamentar, que estava rompido com governo, já se reuniu com prefeito para derrotar oposição na eleição para Câmara de Diadema

Por Júnior Carvalho
Especial para o Diário
14/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Fiel da balança na disputa pela presidência da Câmara de Diadema, o PRB está próximo de fechar apoio à chapa que o prefeito Lauro Michels (PV) indicar na corrida pela mesa diretora do próximo biênio (2015-2016). Com dois parlamentares – João Gomes e Ricardo Yoshio –, a legenda já tem ensaiado apalavrar com a administração.

Pesa a favor do acordo a reaproximação entre Yoshio e o governo. O parlamentar havia se distanciado da administração – chegou a protocolar abertura da CPI da Saúde e disparar contra a gestão Lauro nas sessões do Legislativo. O republicano, inclusive, já teria se reunido com o prefeito para negociar as pazes.

Ontem, o Diário mostrou que Lauro tem amarrado pessoalmente os apoios em torno do nome que o Paço indicará para brigar pela sucessão do atual presidente da Casa, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT). Os parlamentares ainda não confirmam, mas José Dourado (PSDB) é dado como certo para liderar a chapa governista.

Pelas contas de Lauro, seria possível abocanhar, de imediato, dez votos pró-governo – quatro do PV, dois do PSDB, três do PR e um da peemedebista Cida Ferreira. A adesão dos dois parlamentares do PRB fecharia a conta e catapultaria a vitória de Dourado com 12 adesões – 11 são necessárias para eleger o novo presidente.

O PT, por sua vez, voltou a cogitar lançar nome próprio na disputa. O partido vinha trabalhando com a hipótese de apoiar Célio Boi (PSB), mas necessitaria dos votos de Yoshio e de João Gomes para garantir triunfo. A dupla fechou com os petistas em 2013 e integrou a chapa que derrotou o governo à época.

A relação entre Boi e o governo também poderia isolar a oposição. O parlamentar nega, mas tem buscado indicação de Lauro para levar a concorrência. “Não tem nada definido. Não estou (na Câmara) a serviço nem do PT nem do governo”, despistou o socialista.

Há duas semanas, Lauro se reuniu com a base aliada e questionou os parlamentares quem almejava a presidência da Casa. Naquela ocasião, Boi, Dourado e João Gomes externaram desejo em disputar a vaga. Em aceno ao governo, João Gomes teria recuado. A expectativa é que Boi também decida sair do pleito e apoiar o tucano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;