Internacional Titulo Recuperação
Japão reativa 1° reator
nuclear após 'Fukushima'

Reator número 3 da central de Tomari foi colocado nesta 4ª
em funcionamento, após receber sinal verde das autoridades

Por
17/08/2011 | 05:22
Compartilhar notícia


As autoridades japonesas autorizaram nesta quarta-feira a reativação de um reator nuclear pela primeira vez desde a catástrofe de Fukushima ocorrida em 11 de março, provocada por um terremoto e um tsunami, informou a agência de notícias "Jiji". O reator número 3 da central de Tomari, da Hokkaido Electric Power, construída na ilha de Hokkaido (norte do Japão), foi colocado em funcionamento hoje, após receber sinal verde das autoridades.

O governador de Hokkaido, Harumi Takahashi, um ex-funcionário do Ministério da Economia, Comércio e Indústria, foi quem autorizou o reinício das operações do reator, a pedido da Hokkaido Electric Power. O equipamento havia sido desligado para manutenção em janeiro, com previsão de retomada em abril, o que foi interrompido pelos desastres naturais de março. A partir da catástrofe, houve a necessidade de se cumprir uma série de novos procedimentos de segurança. Assim, o reator permaneceu em testes durante os últimos cinco meses. Mais de cinco reatores ainda não retomaram o funcionamento no Japão, incluindo três na central Kyushu Electric Power, e dois na Kansai Electric Power. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;