Cultura & Lazer Titulo Música
Melhor de dois com De La Riva
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
18/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Marina De La Riva traz para o Sesc São Caetano, amanhã, o melhor da música latina - no caso, brasileira e cubana: o balanço.

A cantora, revelação de 2007 - quando lançou o disco de estreia com seu nome no título -, traz aos palcos canções que destacam a fusão de estilos musicais dos dois países. Entre elas, a clássica "Ta-hi!" ("Pra Você Gostar de Mim"), consagrada por Carmen Miranda, e Tin Tin Deo, de Chano Pozo, um dos grandes artistas da música cubana.

A aproximação entre os cancioneiros de Cuba e Brasil, na música de Marina, é explicada por suas raízes. Nascida no Rio de Janeiro, sua mãe é mineira e seu pai, cubano. E ela passou parte de sua vida na Bahia.

A saudade do país natal fez com que seu pai organizasse, com frequencia, grandes encontros musicais familiares. O banzo era abrandado com canções típicas cubanas.

De comum entre os dois países, o que a cantora vê é a "Mãe África" e os sentimentos individuais. "Eu as ligo dentro de mim, como minha verdade. Sinto-me latina por natureza, pela casa, pelo sangue e por acreditar nessa união sem deixar de respeitar as individualidades", conta.

Marina cursou Direito e só no início da década começou a cantar. Em 2004, quando viajou a Cuba pela primeira vez, gravou seu disco acompanhada de artistas locais.

De CD lançado - em que incluiu outros clássicos tupiniquins, como S"onho Meu" e "Adeus Maria Fulo" -, ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de revelação feminina e foi indicada, em 2008, para o Prêmio Tim de Música, na categoria disco de língua estrangeira. No mesmo ano, cantou no Grammy Latino ao lado de Pepeu Gomes.

Experiente no jazz, ritmo que cantou muito em outros tempos e com o qual recentemente voltou a fazer projeto em parceria com o maestro Nelson Ayres, a cantora revela que a fonte musical que bebe é inesgotável. No próximo trabalho, diz que vai continuar buscando a união dessas duas terras e suas coisas em comum. "Pretendo trabalhar livre artisticamente, seguindo a mesma linha, a de ser sincera e visceral, mas com um pouco mais de estrada", comenta.

Marina De La Riva Show. Amanhã, às 20h. Sesc São Caetano - Rua Piauí, 554. Tel.: 4223-8800. Ingr.: R$ 3 a R$ 12.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;