Cultura & Lazer Titulo São Paulo
Separação amorosa em dez etapas
15/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


No camarim do espaço teatral do terceiro andar do Sesc Consolação, Claudia Schapira, autora e diretora do Núcleo Bartolomeu, e Cibele Forjaz, diretora da Cia. Livre, conversam pouco antes do ensaio de "Bruta Flor". A conversa é feminina no melhor dos sentidos. Ambas fazem um teatro muito voltado para questões sociais e, subitamente, unem-se para falar de amor em criação camerística. Bruta Flor é um ritual, ora comovente, ora patético, risível mesmo, em dez cenas que tratam das etapas da separação amorosa.

A conversa gira em torno da vida atribulada das mulheres contemporâneas, ou da imensa maioria delas, mulheres independentes que, mais do que simplesmente trabalhar, querem ter atuação política no mundo. "A gente busca sair do umbigo, olhar ao redor, temos essa responsabilidade." Não por acaso a primeira conversa entre as duas sobre a montagem ocorreu durante um ato público de protesto, a ocupação da Funarte. "No meio da noite, nós duas nos trancamos no banheiro para ler o texto. Era um texto pessoal, íntimo", diz Claudia.

"É um rito de fim. Li, sabia que não tinha tempo para fazer e ponto. Mas não saiu de minha cabeça. Daí começamos a trabalhar em segredo, só mulheres. Nós duas, as atrizes Lucienne Guedes e Mariana Senne (esta última da Cia. São Jorge)", diz. A elas se uniram Simone Mina na direção de arte, Lu Favoreto e Andre Drigo da Cia. Oito Nova Dança na preparação corporal e vocal.

No palco, Mariana e Lucienne atuam sobre um tablado central com público nas duas laterais. Nas pontas, projeções criadas por Tatiana Lohmann ajudam a criar atmosferas para as dez etapas.

Marca registrada da encenadora Cibele Forjaz, o jogo teatral aberto se faz presente. Antes do início de cada cena cai, dos refletores, um envelope no palco. A primeira que pegar vai dirigir a cena, a outra atua. Claro, não é jogo aleatório. Permite ver as duas como facetas de uma mesma mulher. Ao entrar no teatro o espectador recebe um envelope com um papel em branco. É um sinal de que terá a chance, se quiser, de ‘viver' o seu rito de passagem.

Bruta Flor - Teatro. No Sesc Consolação (Espaço Beta) - Rua Dr. Vila Nova, 245, Tel.: 3234-3000. Às quintas e sextas, às, 21h. Ingr.: R$ 2,50 (comerciários) a R$ 10. Até 4 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;