Turismo Titulo Porto de Galinhas
Refúgio de cavalos-marinhos
Por Thiago Mariano
Enviado a Pernambuco
03/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Maracaípe, a última praia da região de Porto de Galinhas, é uma das opções mais plurais em lazer da costa pernambucana. O mar, de ondas altas, é ideal para a prática de surfe. Tanto que lá foi montada uma arena para competições da modalidade.

No fim da praia, a junção do Rio Maracaípe com o mar revela um dos passeios mais fantásticos da região: o habitat dos cavalos-marinhos.

O passeio de jangada pelo estuário revela a biodiversidade do mangue, repleta de vida. Os caranguejos, as ostras fixadas nas raízes das árvores e, no caso específico de Maracaípe, os cavalos-marinhos.

Os jangadeiros conseguem encontrar espécies do peixe (sim, o cavalo-marinho é um peixe) perto das pedras que ficam do outro lado do rio. Eles colhem os animais em um jarro de vidro, mostram aos turistas e depois devolvem às águas.

Para quem pensa ver cavalos-marinhos gigantes e coloridos, a decepção de encontrar pequenos animaizinhos de cor escura não pode esmorecer o passeio. É fantástico conhecê-los, mesmo franzinos, e descobrir, através dos próprios jangadeiros, um pouco mais sobre sua história e o trabalho de preservação da espécie no local.

SERRAMBI - Logo depois de Maracaípe, Serrambi oferece calma e tranquilidade ao visitante. Menos badalada que a vizinha Porto de Galinhas, ainda assim oferece atrações imperdíveis, como a prática de mergulho em naufrágios antigos.

Serrambi também fica próxima da ilha de Santo Aleixo. É só alugar um barco para chegar à costa da ilha particular, que possui apenas uma casa (que não está aberta para visitação). O mar é calmo e, quando a maré está baixa, piscinas naturais são formadas no local. O mergulho contemplativo é ideal no local, que tem terreno todo escarpado, cheio de pedras negras e polidas, que fazem alusão à origem vulcânica da ilha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;