Esportes Titulo Rivalidade
Verdão e Sport: 5º duelo em 2009

Times se enfrentam hoje pelo Brasileirão e já protagonizaram desafios marcados pela forte rivalidade

Fernando Cappelli
Com Agências
01/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A partida de hoje entre Sport e Palmeiras, (18h30), em Recife, será a quinta entre as equipes somente nesta temporada. Os outros desafios entre paulistas e pernambucanos aconteceram pela Copa Libertadores, e foram marcados pela forte rivalidade, tanto em campo quanto nos bastidores.

Desta vez, porém, o Verdão vem em outro clima. Empolgado com a liderança da competição e revigorado pelo comando do técnico Muricy Ramalho, o elenco alviverde prega respeito total ao adversário. "Essa disputa é só dentro de campo, principalmente por conta das importantes partidas que fizemos na Libertadores. Mas vimos nos jogos que não teve nada demais além do futebol", opinou o meia Cleiton Xavier.

No período de preparação, Muricy Ramalho repetiu a filosofia dos tempos de São Paulo e fechou o treino de ontem para os jornalistas. O comandante fez um trabalho específico de posicionamento. "Não posso comentar nada do que aconteceu, mas em pouco tempo de Palmeiras, o Muricy já mostrou como gosta de trabalhar. Cada um já sabe detalhadamente qual função terá dentro de campo", contou Diego Souza.

A principal dúvida do treinador é se escala o volante Souza ou o atacante Ortigoza. Caso escolha o Souza para compor o meio-campo ao lado de Edmílson, Pierre e Cleiton Xavier, Diego Souza jogaria adiantado ao lado de Obina. O Verdão atuou dessa maneira nas vitórias sobre Corinthians e Fluminense. Só que existe a possibilidade de o paraguaio Ortigoza aparecer como surpresa.

Nesse cenário, o ataque seria formado por Ortigoza e Obina, com Diego Souza na armação. Assim, a equipe alviverde jogou o segundo tempo contra o Fluminense.

A tendência, no entanto, é que Muricy Ramalho escolha mesmo iniciar o duelo com o Sport com Souza de titular. Principalmente por ser uma partida fora de casa.

"Nosso propósito é sempre se manter em primeiro, mas o principal é ficar no grupo da frente. Alcançamos a liderança e queremos nos manter assim por muito tempo", disse Diego Souza.

Pernambucanos vivem fase ruim

Dois meses e meio depois de ser eliminado pelo Palmeiras da Libertadores, o Sport reencontra o rival paulista hoje, em momento bem distinto do vivido na ocasião, quando viu o sonho de conquistar o título sul-americano ruir nas mãos do goleiro Marcos, na disputa de pênaltis.

Agora, o Sport vive momento bem desconfortável: com apenas 13 pontos, encabeça a zona de descenso, na 17ª posição, enquanto vê o rival como líder isolado, com 31. E será dirigido pelo interino Levi Gomes, que substitui Leão enquanto o novo treinador, Péricles Chamusca, não assume o cargo. Vale lembrar que Leão já era o sucesso de Nelsinho Baptista, técnico do Sport na época da Libertadores.

Tentando passar uma borracha nesta fase desfavorável, o Sport deve entrar no esquema 3-5-2, e Gomes não poderá contar com o lateral-esquerdo Dutra, que levou o terceiro amarelo, e será substituído por Bruno Teles.

(da AE)

Diego Souza: saída do Palmeiras apenas para ‘grande' europeu

O meia Diego Souza é o jogador do Palmeiras que mais sofre com especulações que envolvem sua saída. Em alta, o atleta foi sondado por alguns times da Europa. Mas, se depender de sua vontade, apenas uma proposta irrecusável deve tirá-lo do Verdão.

"É claro que todos sonhamos com a independência financeira e faz parte ir para a Europa. Mas, neste momento, só deixaria o Palmeiras por um convite que você sabe que não viria de novo. Se fosse para uma equipe menor, seria difícil (sair)", comentou o camisa sete.

Até o momento, são especulados os interesses de Chelsea (Inglaterra), Werder Bremen (Alemanha) e Zenit (Rússia). O atleta da Traffic poderá deixar o Palmeiras até o fim deste mês, quando fecha a janela de transferências para a Europa. "Este é o melhor momento da minha carreira, sem dúvida. O mais importante é ser valorizado da maneira correta. Quero ficar para ajudar o Palmeiras a levantar o caneco", completou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;