Economia Titulo Efetivação
Dia das Mães mostra importância do temporário
Por Lucas Tieppo
Especial para o Diário
24/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As oportunidades de trabalho temporário que surgem em datas comemorativas como Páscoa e Dia das Mães, podem servir para o trabalhador mostrar suas qualidades e transformar o contrato de três meses de experiência em ocupação efetiva.

Apesar das incertezas econômicas, os resultados obtidos na Páscoa e, principalmente, no Dia das Mães superaram as expectativas da Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário).

É o que garante Jismalia Oliveira Alves, diretora de comunicação da associação. "O resultado obtido no Dia das Mães, que é o segundo maior evento do ano em contratação de temporários, foi acima das nossas expectativas. Foram efetivados 8% do total de trabalhadores contratados temporariamente para o Dia das Mães, acima dos 5% previstos inicialmente", ressalta.

A checagem, feita pelo Ipema (Instituto de Pesquisa Manager), apontou que aproximadamente 1.900 trabalhadores foram efetivados em todo País. Neste ano, as contratações ficaram 71,23% abaixo de 2008. Foram assinados 23,5 mil contratos temporários.

Os setores que mais se destacaram foram os de vestuário, acessórios e aparelhos eletroeletrônicos. Ainda de acordo com a pesquisa, a data foi oportunidade para o primeiro emprego para quase 4.500 pessoas.

Na distribuição por sexo, os homens preencheram a maior parte das vagas: 52%; e a remuneração média ficou entre R$ 581 e R$ 975, com direito a vale-transporte e vale-refeição.

Jismalia lembra que o emprego temporário é uma grande oportunidade para o desempregado. "O contrato temporário é extremamente positivo, pois gera a oportunidade de o desempregado mostrar seu trabalho, sua capacidade e competência, para que possa ser efetivado. É uma vitrine", explica.

"Além de gerar oportunidades, a experiência temporária é um trabalho formal. O trabalhador possui todos os direitos legais", explica.

A diretora de comunicação da Asserttem lembra que o próximo período de contratações temporárias visará as férias escolares. "Empresas do entretenimento, como parques temáticos, hotéis, resorts e acampamentos acabam contratando devido às férias escolares", conclui Jismalia.  

Supervisão Marcos Seabra




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;