Cultura & Lazer Titulo Marcos Palmeira
Temporada renovada
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
16/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Em uma época em que o índio é lembrado apenas para denominar um passeio ruim ou em conflitos que vez ou outra são noticiados na televisão é bom saber que a cultura das tribos tem muito mais a oferecer. E foi com esse objetivo que nasceu o programa da TV Cultura A'Uwe, apresentado por Marcos Palmeira, há um ano. Para comemorar, a emissora promete nova programação. Entre as atrações está a exibição de produções internacionais.

O programa, com alguns documentários feitos pelas próprias tribos, mostra os conflitos e costumes vivenciados entre indígenas, assim como o avanço tecnológico e cultural da sociedade tem interferido nelas. Para Marcos, essa readequação de estilo de vida não é um fator que tem de ser escondido ou julgado.

"A luta de todo índio é preservar a cultura e, ao mesmo tempo, ser aceito em nossa sociedade. Não há problema em índio ter carro, se vestir. É natural. Ele também é humano, só que administra isso de uma outra forma", acredita.

Palmeira, que na década de 1970 passou uma temporada na tribo Xavantes, foi um dos responsáveis em levar alguns ensinamentos para as tribos, como o uso de temperos na comida. "É impressionante como tem gente que chega em mim e fala que nem sabia que ainda tem índio no Brasil. Se cada um fizer um pouco, isso tende a ser mudado."

No dia 31, será apresentado um programa especial, com o 1º Sarau de Poéticas Indígenas, feito pelos índios, escritores e poetas no casarão do Centro Cultural Casa das Rosas, em São Paulo.

O programa é exibido pela TV Cultura aos domingos, às 18h, e reapresentado às quartas, às 20h. Foram apresentados até hoje 38 documentários, 16 deles codirigidos por indígenas. Entre as etnias estão Xavante, Tariano, Maxakali, Kayai, Juruna e Guarani.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;