Economia Titulo Impostos
PIB cresceria 11,8% com reforma tributária, diz governo
Da Agência Brasil
28/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A reforma tributária, em tramitação na Câmara dos Deputados, poderia causar um aumento de cerca de 11,8% no PIB (Produto Interno Bruto), ao final do prazo de transição, em 2021. A estimativa foi apresentada ontem pelo secretário extraordinário de Reformas Econômicas e Fiscais do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, em seminário sobre o assunto realizado na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.

A reforma traria ainda, entre outros benefícios, o fim da guerra fiscal entre os Estados e a simplificação do sistema tributário. Para acabar com a disputa de incentivos entre as unidades da federação, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) deixaria de ser cobrado nos Estados de origem dos produtos e passaria a ser arrecadado no destino das mercadorias.

A Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), a contribuição para o PIS (Programa de Integração Social) e o Salário Educação seriam fundidos em um único tributo, o IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), de modo a descomplicar as tributações.

No entanto, de acordo com o diretor do Departamento Jurídico da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Helcio Honda, o projeto apresentado desagrada ao setor. "Não é a reforma tributária que nós queremos", enfatizou.

Segundo ele, o projeto não descomplica as regras de tributação e daria margem a aumentos abusivos das alíquotas do ICMS durante o período de transição do sistema tributário atual para o novo.

O representante da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, Otávio Fineis Júnior, também demonstrou preocupação sobre alguns pontos da proposta. Para ele, existem dúvidas quanto ao funcionamento do Fundo de Equalização, instrumento de equilíbrio na divisão da arrecadação entre os estados. Ele teme que haja penalização de alguns Estados pelas normas previstas na reforma. "São Paulo não pode arcar com os custos de qualquer reforma".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;