Cultura & Lazer Titulo Gastronomia
Fruta tropical
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
11/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Originário do Brasil, o abacaxi é famoso em todo o mundo pelo característico sabor ácido e adocicado, pelo perfume agradável e pelo grande valor nutritivo. Além do alto teor de vitaminas A (que faz bem à pele e aos olhos), C (que favorece a boa dentição e facilita a circulação sanguínea) e outras, a fruta tropical possui fibras e diferentes sais minerais, a exemplo de potássio, sódio, fósforo, cálcio e ferro. Também conhecido como ananás em países de língua espanhola, o abacaxi é ótimo alimento para ser consumido no verão porque, sendo 87% composto de água, ajuda na hidratação do organismo.

Na cozinha, ele tem diversos usos, combinando com bebidas, doces, saladas, grelhados, polpas e geleias. O abacaxi é, inclusive, usado como amaciante natural em alguns tipos de carnes. Fatias são colocadas sobre o alimento por aproximadamente 30 minutos pois a bromelina, uma enzima, é capaz de quebrar as fibras.

São diversas as aplicações do abacaxi também para a medicina caseira. A fruta é utilizada no tratamento da bronquite e da difteria, no combate à prisão de ventre e a inflamações do tubo digestivo, entre outras possibilidades.

Embora seja uma fruta encontrada durante o ano inteiro, o período de safrase dá entre dezembro e janeiro. O abacaxizeiro é uma planta que alcança aproximadamente um metro de altura, sendo cultivada em diferentes países de clima tropical e subtropical.

A melhor maneira de identificar se um abacaxi está maduro é puxar as folhas da coroa. Caso elas saiam com facilidade, a fruta pode ser considerada boa para o consumo imediato. Como a putreficação também se inicia em torno da coroa, esta só deve ser retirada no momento em que a fruta for utilizada.  

Receitas:
CACHADAÇO chef Alexandre Parizotti

Ingredientes
Três filés de frango
Três fatias de queijo branco
Duas rodelas de abacaxi
200 g de batata em palito
Uma colher de sopa de requeijão
60 g de peru fatiado
100 g de palmito
1/2 cenoura ralada
Um tomate fatiado

Modo de Preparo
Em uma chapa bem quente, grelhe os filés de frango e as rodelas de abacaxi. Coloque as fatias de queijo branco em cima dos filés ainda na chapa quente.
Com toque de orégano, coloque os filés de frango junto às fatias de queijo e às rodelas de abacaxi em um prato, onde também devem ser colocadas as batatas fritas.
Em outro prato, distribua o peru fatiado, o alface picado, a cenoura ralada, o tomate fatiado, o palmito e, ao meio, o requeijão.  

BOMBOM DE PIÑA COLADA chef Paula Vido  
Ingredientes
Uma lata de leite condensado
100 g de coco ralado
20 g de manteiga
370 g de abacaxi em cubos pequenos
110 g de açúcar
50 ml de conhaque ou rum
20 ml de creme de leite
1/2 kg de chocolate fracionado

Modo de Preparo
RECHEIO

Pique o abacaxi em cubos pequenos, coloque em uma panela com açúcar. Cozinhe por 20 minutos ou até que o suco do abacaxi reduza e caramelize. Adicione 50 ml de conhaque ou rum em fogo baixo, até evaporar o álcool. Reserve o recheio e colocar para gelar. Em outra panela, misture uma lata de leite condensado, o coco ralado e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexa até a massa desgrudar da panela. Adicione o creme de leite e o recheio de abacaxi gelado, formando um só recheio. Mexa até desgrudar da panela formando uma massa uniforme. Reserve e coloque para gelar  

FILET MIGNON À CUBANA chef Marli Barreto Viana

Ingredientes
340 g de filet mignon cortado em postas
Duas bananas
Duas fatias de abacaxi
Dois toletes de palmito em conserva
Duas fatias de bacon
Sal a gosto
Alho a gosto
Uma xícara de chá de farinha de trigo
Duas xícaras de chá de farinha de rosca
Três ovos

Modo de Preparo
Tempere e empane o filet mignon, passando primeiro nos ovos e em seguida na farinha de trigo já misturada na farinha de rosca. Empane as bananas, o abacaxi e o palmito. Frite o bacon, o filet mignon, a banana, o abacaxi e o palmito. Em seguida monte o prato.
Sugestão: servir com arroz à grega.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;