Cultura & Lazer Titulo Antonio Banderas
Competência latina

Ator já participou de longas-metragens de diferentes gêneros
ao longo da carreira e ainda mostra paixão por novos desafios

Por Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
11/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A vida de um ator latino em Hollywood não é fácil. Que o diga o espanhol Antonio Banderas, um dos principais astros do gênero. Após estourar no mercado mundial na década de 1990, hoje ele se divide entre as megaproduções norte-americanas e os densos trabalhos do cinema europeu.

O público brasileiro conta com opções bem diferentes do potencial de Banderas. Ele é a figura principal do drama 'A Pele Que Habito', de Pedro Almodóvar, em cartaz em São Paulo, e empresta sua voz para o protagonista da animação 'Gato de Botas', em exibição no Grande ABC e nas salas da Capital.

Aos 51 anos, ele afirma que a maior história pela qual passou ainda continua e não está nas telas. "Minha maior aventura foi sair de casa, em Málaga, aos 19 anos, e dar um salto para os Estados Unidos e em Hollywood. Naquele momento, era algo impensável que latinos encontrassem um espaço", explica Banderas, que esteve no Rio de Janeiro para divulgação do desenhos animado derivado da cinessérie 'Shrek'. "É uma aventura que ainda continua para mim: conquistar a América outra vez."

O ator já participou de longas-metragens de diferentes gêneros ao longo da carreira e ainda mostra paixão por novos desafios. Segundo ele, o prazer de atuar vem justamente dessa mudança de estilos, quando se tem a oportunidade de lidar desde com a transparência e diversão do herói infantil até a escuridão do perturbado cirurgião plástico Robert Ledgard. "O cinema tem muitos propósitos. Todos os gêneros são válidos se os filmes são feitos com dignidade e não querem enganar o público."

A inteligência em lidar com os caminhos do cinema dá a Banderas a chance de usufruir da fama dos 'blockbusters' e de desenvolver seu potencial ao lado de figuras icônicas como Almodóvar, com quem não trabalhava desde 1990, em 'Ata-Me'. "O reencontro é fortíssimo e muito cansativo, graças a Deus. Foi difícil porque Almodóvar tem caminhado em um terreno onde está a criação de verdade. Tem sido um trabalho incrível e estou seguro de que me ajudou artisticamente", explica.

É na desenvoltura em lidar com as nuances da sétima arte que, após 30 anos de carreira, o astro continua a mostrar competência e ainda está em alta. 

Carismático e pés no chão

O carisma ainda continua a ser o ponto forte de Antonio Banderas. Não à toa o simpático Gato de Botas, personagem ao qual empresta a voz desde 2004 em 'Shrek', acaba de ganhar seu próprio filme.

Além de aproveitar o sucesso proporcionado pelos 'blockbusters' de Hollywood, o ator viajou ao passado ao reencontrar a arte dentro do cinema com a nova parceria com o prestigiado cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Pelo visto, o sucesso ainda não lhe subiu à cabeça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;