Economia Titulo Pacote
Plano habitacional do Ministério das Cidades sai até fim do mês

Planhab destina-se a subsidiar a compra da casa própria para famílias com renda de até 5 salários

05/01/2009 | 07:03
Compartilhar notícia


O Ministério das Cidades pretende lançar até o fim deste mês medidas do Planhab (Plano Nacional de Habitação) destinadas a subsidiar a compra da casa própria para famílias que tenham renda mensal de até cinco salários mínimos.

A idéia, segundo um porta-voz do ministério, é eliminar o déficit habitacional brasileiro até 2023, além de estimular a economia em um momento de crise.

Para tornar mais fácil o financiamento dos imóveis para a população de baixa renda, o programa deverá ter recursos do orçamento geral da União e também do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

A medida em gestação no Ministério das Cidades não é isolada. Na Fazenda, está em esboço um plano de redução de alíquotas de tributos que incidem sobre materiais de construção. Esse tipo de desoneração, porém, não seria inédita.

Em 2006, por exemplo, o governo reduziu, por decreto, a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de alguns itens muito utilizados na construção civil, como tubos de plástico, vergalhões de aço, tintas e cerâmicas, entre outros.

O incentivo à construção civil insere-se em um conjunto amplo de medidas de estímulo à economia que vem sendo analisado pelo governo e que deve ser anunciado até o fim do mês. Os estudos englobam diversos setores, entre eles o de calçados, com o objetivo de minimizar o impacto da crise financeira internacional nos setores intensivos de mão-de-obra ou com tradicionalmente exportadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;