Cultura & Lazer Titulo
Uma festa para Pixinguinha
Por Gislaine Gutierre
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
23/04/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Alfredo da Rocha Vianna Júnior, o Pixinguinha, completaria nesta quarta-feira 111 anos. E para comemorar o Dia Nacional do Choro, criado em homenagem ao músico, a Camerata de Choro de Santo André se apresenta no saguão do Teatro Municipal da cidade, às 20h, com entrada franca. 

A formação instrumental, sob regência de Joca 7 Cordas, elaborou um repertório todo especial para homenagear o mestre. “Para falar em chorinho, tem de falar de Pixinguinha, pois ele é um mito do gênero”, sentencia Joca. “É um maestro arranjador.”

No repertório desta quarta-feira estão pelo menos quatro composições do homenageado: Um a Zero, Proezas do Solon, Lamentos e Naquele Tempo. Ao longo da uma hora e meia prevista de duração da apresentação, serão executados outros clássicos, como Noites Cariocas e Benzinho, de Jacob do Bandolim, e Pedacinho do Céu e Brasileirinho, de Waldir Azevedo.

A cantora Rosa do Joca, mulher do regente da camerata, faz uma participação especial, interpretando músicas como Carinhoso, A Voz do Morro, Naquela Mesa e Arrimo de Escora, esta de autoria de Homero Nardi.

Após o show no Teatro Municipal, o tributo a Pixinguinha vai se estender pela noite, em uma jam session no Tupinikim Bar (R. das Monções, 585. Tel.: 4436-9231), também em Santo André. “Será um show bem descontraído. Vamos receber alguns amigos, como os clarinetistas Alexandre e Stanley. A festa será toda do Pixinguinha”, afirma Joca.

Fundada em 2003, a Camerata de Choro tem 14 integrantes, sendo um bandolim, um acordeom, um clarinete, um trombone, três cavaquinhos, três violões 7 Cordas, um surdo e três pandeiros.

Camerata de Choro – Show. Nesta quarta-feira, às 20h. No Teatro Municipal de Santo André – Praça IV Centenário, s/nº. Tel.: 4433-0789. Entrada franca.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;