Turismo Titulo
Cascatas em Nova York
Margareth Meza
Especial para o Diário
21/02/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Quatro quedas d’água mudarão a paisagem nova-iorquina entre os meses de julho e outubro deste ano. Nesse período, um projeto chamado NYC Watefalls instalará na cidade um quarteto de cachoeiras desenhadas pelo artista dinamarquês Olafour Eliasson.

Duas destas maravilhas artificiais serão colocadas no distrito do Brooklin, um dos cinco que compõem o município, e outra será acoplada entre os píers 4 e 5, na mesma região.

A terceira poderá ser vista em Lower Manhattan, conhecida também como Downtown, e a última do lado Norte da Governors Island, ilha com cerca de 172 acres, localizada na Baía de Nova York, a um quilômetro ao Sul de Manhattan.

As obras terão entre 27 e 37 metros de altura. Andaimes constituirão a espinha dorsal das estruturas e bombas levarão água do East River para o topo. Assim, a água cairá de uma altura de 30 a 40 metros de costas para o rio. De acordo com os criadores do projeto, tudo foi pensado de forma a não alterar a qualidade da água e a vida aquática local.

As instalações poderão ser vistas em terra ou a bordo de barcos e, por serem localizadas próximas umas das outras, será possível avistá-las ao mesmo tempo de vários pontos de Manhattan, Brooklyn e Governors Island.

De barco, o público terá descontos para assistir ao espetáculo de um ângulo privilegiado. As embarcações partirão do píer 16, em Manhattan, e se aproximarão dos novos pontos turísticos.

Moradores e turistas poderão apreciar as quedas d' água todos os dias, das 7h às 22h. Após o pôr-do-sol, a paisagem promete ficar ainda mais bela, já que os atrativos receberão iluminação artificial.

A verba para o projeto foi levantada pela iniciativa privada em parceria com a Public Art Fund, organização sem fins lucrativos que apóia mais de 500 artistas – famosos ou não – que produzem trabalhos com o intuito de inovar a cidade de Nova York. A corporação acredita que a cidade terá um retorno econômico em torno de US$ 55 milhões.

Informações:

Passeios de barco: US$ 10 (30 minutos de duração)

Site: www.nycwaterfalls.org




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;