Cultura & Lazer Titulo
Carnaval digital
Cristie Buchdid
Do Diario do Grande ABC
31/01/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Quem gosta de Carnaval, mas prefere apreciar a Folia do lado de fora, mais precisamente no conforto de casa, tem muitas opções na TV.

A Globo mantém a tradição de exibir os desfiles das escolas de samba dos grupos especiais do Rio e de São Paulo, e a Band inova ao fazer, pela primeira vez, a cobertura das festas de Recife e Olinda, em Pernambuco.

A Globo fará transmissões em alta definição. Os desfiles vão ao ar sempre após o BBB8 (Big Brother Brasil). Em São Paulo, na sexta-feira e no sábado, imagens serão captadas do novo helicóptero Globocop.

No sambódromo paulistano, outra inovação: haverá um cinturão de telões no recuo da bateria, onde serão apresentados efeitos especiais. A editoria de arte do jornalismo também criou personagens em 3D relacionados aos enredos das escolas para animar a telinha.

A narração será feita por Chico Pinheiro e Renata Ceribelli. Leci Brandão e Maurício Kubrusly serão os comentaristas. Na sexta-feira, desfilarão Gaviões da Fiel, Acadêmicos do Tucuruvi, Vila Maria, Águia de Ouro, Tom Maior, Rosas de Ouro e Nenê de Vila Matilde.

No sábado, Camisa Verde e Branco, Mancha Verde, X-9 - Paulistana, Pérola Negra, Vai-Vai, Mocidade Alegre e Império de Casa Verde. Nos intervalos serão exibidos flashes sobre festas de outros Estados. A apuração do Carnaval ocorrerá na terça-feira de manhã, com transmissão ao vivo.

NA SAPUCAÍ

Para a cobertura do Carnaval carioca, a Globo utilizarrá, no domingo e na segunda, uma câmera suspensa a 17 metros que captará imagens de quase toda extensão da Marquês de Sapucaí. O equipamento permitirá uma visão geral do desfile. Como a câmera faz giros de 360 graus, também será possível mostrar detalhes em vários ângulos.

A narração será de Maria Beltrão e Cléber Machado, com comentários de Haroldo Costa, Maria Augusta, Dudu Nobre e Chico Spinoza. Os atores André Marques e Cláudia Rodrigues conversarão com personalidades.

No domingo, o desfile no Rio começará com a São Clemente, seguida de Porto da Pedra, Salgueiro, Portela, Mangueira e Viradouro. Na segunda-feira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor. Compactos irão ao ar nas tardes de segunda e terça-feira. A apuração, na tarde de quarta-feira, também será exibida.

NORDESTE

A Band levará a Recife e Olinda alguns de seus principais apresentadores, como Otávio Mesquita, Luciano do Valle e Luize Altenhofen. A emissora também continua transmitindo o Carnaval de Salvador, como faz há 15 anos. Na apresentação da festa do axé, nomes como Patrícia Maldonado e Guilherme Arruda. Imagens serão captadas em alta definição.

A Band também exibirá a badalação dos camarotes de São Paulo e do Rio e os desfiles das escolas campeãs nas duas cidades. As exibições noturnas, a partir das 20h, focarão o circuito Barra/Ondina, em Salvador. No sábado, às 12h, será mostrado o Galo da Madrugada, de Recife. Das 18h às 19h, uma mistura das festas de frevo e axé. Das 20h à 1h, Salvador.

No domingo, das 15h30 às 17h30, um mistura das três festas. Das 20h à 1h, Barra/Ondina. Na segunda e na terça-feira, das 15h às 18h, mistura das festas. Nos dois dias, a Folia de Salvador será exibida das 22h à 0h30 e da 1h45 às 2h30. O desfile das escolas de samba campeãs de São Paulo vai ao ar no dia 8, das 22h à 1h30. Do Rio, no dia 9, das 22h às 3h30.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;