Esportes Titulo Pequim 08
Imprensa chinesa não poupa elogios à cerimônia de abertura
Da AFP
09/08/2008 | 02:02
Compartilhar notícia


A imprensa chinesa elogia com fervor patriótico neste sábado a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, afirmando que o evento de sexta-feira no estádio "Ninho do Pássaro" demonstra como o país entrou definitivamente no cenário internacional.

Coloridas fotografias da cerimônia, produzida pelo célebre cineasta chinês Zhang Yimou, ocupam as primeiras páginas dos principais jornais, enquanto a televisão estatal reprisava sem parar os melhores momentos do evento.

"Quando a resplandecente chama olímpica se acendeu esta noite no Ninho do Pássaro, o mundo não só viu uma China com 5.000 anos de história antiga, mas também uma China segura, forte e ajuizada", escreveu o jornal People Daily.

"Esta noite incrível em Pequim se transformará em uma importante página da história da civilização mundial", acrescenta a publicação.

Durante anos, a imprensa estatal se ocupou em transmitir uma mensagem de que os jogos aproximariam a China do mundo quando a enorme nação enfim realizaria seu sonho de ser incluída entre as grandes potências mundiais.

"Os Jogos Olímpicos de Pequim são um novo ponto de partida para que a civilização avance para o futuro. Agora espera-se uma China mais aberta, que faça grandes contribuições para a humanidade", destaca por sua vez o Beijing Times.

"O orgulho de Pequim é ter cumprido com os compromissos assumidos junto à comunidade internacional para organizar Jogos bem sucedidos. Também nos orgulha o fato de Pequim não ter frustrado as expectativas de 1,3 bilhão de chineses", acrescenta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;