Esportes Titulo Série B
Azulão batalha no Sul
para poder seguir no G-4

Sob pressão, equipe precisa empatar com Joinville fora de
casa e torcer contra o Atlético-PR, que enfrentará o ABC

Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
09/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Preocupado em não deixar o São Caetano cair de rendimento na reta final da Série B do Brasileiro, o técnico Emerson Leão decretou um tipo de ‘toque de recolher' visando o confronto com o Joinville, às 21h, em Joinville, pela 29ª rodada. Fez o grupo acordar de madrugada, e às 7h embarcou para Santa Catarina.

A estratégia teve uma finalidade: evitar excessos do domingo de folga. Por causa da eleição o time teve folga e só treinou ontem à tarde no campo do Tupy, equipe local.

A preocupação do treinador se deve a dois fatores. O primeiro é que o Atlético-PR voltou a encostar. É o quinto, com 49 pontos. Se o Azulão perder e os paranaenses vencerem o ABC, sai do G-4.

A segunda é a oscilação nas duas últimas partidas. Na rodada anterior venceu o Guaratinguetá com dificuldade por 1 a 0, com direito a gol do zagueiro Gabriel aos 49 minutos do segundo tempo. No jogo imediatamente anterior, perdeu por 2 a 1 para o Paraná, em Curitiba. Em ambos o time apresentou rendimento abaixo da média.

Apesar do mistério, é pouco provável que Leão faça mudanças expressivas na formação da equipe, até porque não conta com jogadores suspensos ou lesionados.

As mudanças podem acontecer na defesa e no ataque. Recuperado de contusão na coxa direita, que o deixou de fora das últimas três partidas, o zagueiro Wagner fica à disposição. Como Eli Sabiá o substituiu à altura, é possível que siga como titular e Wagner fique como opção no banco.

O ataque é o setor em que as chances de mudança são maiores, já que Danielzinho não tem feito boas apresentações. Diante do Paraná e do Guaratinguetá teve atuação apagada e desperdiçou boas oportunidades de gols.

Contra os paulistas, Geovane entrou bem no segundo tempo e pode reassumir o posto que já foi dele no Campeonato Paulista e na Segundona do Nacional em 2011.

Perguntado sobre a expectativa de voltar ao time titular, Geovane desconversa. Após o jogo com o Guaratinguetá disse: "Todos querem jogar. Não sou diferente, mas o mais importante é conseguirmos o acesso, independentemente de quem seja o titular."

A declaração do atleta reflete o clima de cautela e até de certa tensão verificado desde a chegada de Leão, por seu estilo ‘linha-dura'.

O Joinville - sexto com 48 pontos -, que perdeu a chance de encostar após o empate (1 a 1) com o Barueri, deve jogar completo.

 

Rodada pode ter mudanças

no topo e nas últimas posições

Na medida em que o campeonato vai chegando às últimas rodadas, os confrontos se tornam ainda mais dramáticos. A rodada de hoje não será diferente e poderão ocorrer mudanças no topo e nas últimas posições.

Atual líder com 60 pontos, o Vitória encara o Paraná, em Curitiba, e precisa ao menos empatar. É que o vice-líder vem logo em seguida, com 58. Se o time catarinense vencer o Boa Esporte, em Belo Horizonte, e o baiano perder para o paranaense, reassume a liderança.

No outro extremo, o vice-lanterna Barueri recebe o lanterna Ipatinga. Os dois somam 18 pontos. Se o time visitante vencer, o mandante passa a ser o último.

O Bragantino (17º, com 25 pontos) precisa vencer o Guarani, em Campinas, para seguir na briga contra o rebaixamento. O mesmo acontece com o CRB (16º, com 29 pontos), que encara o Avaí (sétimo, com 43), fora.

O Atlético-PR (quinto com 49 pontos) precisa vencer o ABC (15º, com 33), em Natal, para se manter perto do G-4 da Série B do Brasileiro. A rodada terá ainda os seguinte jogos: ASA x Guaratinguetá, Ceará x América-RN, América-MG x Goiás. MB

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;