Economia Titulo
BC do Japão amplia programas de empréstimos
18/02/2014 | 01:12
Compartilhar notícia


O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) decidiu por unanimidade manter a taxa básica de juros da economia e manteve a avaliação de que a economia está se "recuperando moderadamente", mas anunciou que irá dobrar os incentivos desenhados para acelerar os empréstimos bancários.

A autoridade monetária do Japão não esclareceu se a decisão do banco foi influenciada pela recente queda no mercado acionário ou pela desaceleração no crescimento econômico do país. Ontem, o governo revelou um crescimento de 1,0% do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre do ano passado, na comparação anual, bem inferior às projeções de alta de 2,8%.

O BoJ estendeu e ampliou dois programas de empréstimos para bancos comerciais que iriam vencer em março. A intenção é que esses bancos usarão o dinheiro barato para aumentar os empréstimos a empresários, o que ajudaria o crescimento e serviria como um suplemento ao alívio monetário.

Um dos programas tem como objetivo canalizar recursos para setores da economia que o os membros do BoJ acreditam ter alto potencial de crescimento, como assistência médica e turismo. O banco central estendeu o programa por um ano e ampliou o tamanho para 7 trilhões de ienes (US$ 68 bilhões). O fundo já estava próximo do teto inicial de 3,5 trilhões de ienes.

O outro programa premia bancos que aumentam a concessão de empréstimos, permitindo que eles refinanciem novos créditos com dinheiro barato do banco central. O BoJ, que já ofereceu 5 trilhões de ienes nesse programa, disse que emprestará até o dobro do aumento líquido verificado nas concessões de empréstimos dos bancos.

O banco central japonês poderia esperar mais um mês para estender os programas, já que a próxima reunião está agendada para 10 e 11 de março. O BC do Japão também informou que manterá a sua principal política de alívio monetário, cujo objetivo é acelerar a base monetária em 60 trilhões de ienes a 70 trilhões de ienes por ano. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;