Economia Titulo Em Santo André
Secretaria do Trabalho é inaugurada em Sto.André para fomentar emprego

Ex-sindicalista é comandante da Pasta e tem como objetivo elevar a qualidade dos postos na cidade

Por Pedro Souza
do Diário do Grande ABC
08/02/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC



Prefeitura de Santo André inaugurou ontem a Secretaria de Trabalho, que ganhou sede no Centro Público de Trabalho e Renda, localizado na Rua Arthur de Queirós, 720, Casa Branca. O novo órgão público municipal será responsável pela área de emprego de Santo André. Controlada pelo ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Cícero Firmino, o Martinha, a secretaria atuará na busca de melhor qualidade dos postos de trabalho no município.

Na avaliação do prefeito Carlos Grana (PT), atualmente a taxa de desemprego está em patamar inferior ao que tem se visto nos últimos anos. De fato, segundo a PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) do Seade/Dieese, o Grande ABC tinha em 2013, em média, 10,1% da PEA (População Economicamente Ativa) desempregado. Em 2012, para se ter ideia, eram 10,3%. “Mas a remuneração do trabalho está baixa”, destacou, confirmando que o combate a essa situação é uma das bandeiras de trabalho da Pasta.

Grana deu uma prévia de como a secretaria atuará. “Para melhorar a qualidade dos empregos, nós não podemos fazer isso sozinhos. Temos que contar com a ajuda dos sindicatos na fiscalização dos postos, para que haja um trabalho decente. A prefeitura não tem poder de intervenção na relação de capital e trabalho. Mas pode colaborar na medida em que estabeleça parceria com os sindicatos.”

PARTICIPANTES - Estavam presentes na cerimônia representantes de varias entidades sindicais da região, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e da delegacia regional do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

“É a primeira vez que a população tem uma secretaria municipal específica para o Trabalho no Grande ABC (em Mauá existe a separação do Desenvolvimento Econômico, porém, a secretaria é denominada de Trabalho e Renda)”, garantiu Martinha.

Entre as suas atribuições, o novo secretário destacou que visitará as empresas para entender um pouco da demanda de mão de obra de cada uma, a fim de aproximá-las da secretaria.

ENSINO - Grana reforçou ainda que a Secretaria do Trabalho deverá contribuir com os últimos detalhes do contrato de convênio com o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), vinculado ao MEC (Ministério da Educação). “Nós teremos um campus avançado”, destacou o prefeito.

A instituição de ensino, que oferecerá cursos técnicos de informática e administração, por exemplo, deverá ser instalada no atual Centro Público de Formação Profissional Júlio de Grammont, situado na Av. Rangel Pestana, Jardim Cristiane. O projeto de concessão, entretanto, ainda tramitará na Câmara Municipal.

O IFSP contribuirá para a qualificação profissional dos trabalhadores e suprirá parte da demanda por mão de obra qualificada das empresas da cidade. “O objetivo é iniciar as atividades do campus avançado em agosto. O segundo passo será trazer um campus inteiro para Santo André”, disse Grana.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;