Cena Política Titulo
A luta e as armas
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
29/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


As acusações dos professores ao governo Luiz Marinho (PT) são as mais variadas, após a aprovação do Estatuto do Magistério, que eles não queriam. De autoritário a ditador, os adjetivos pejorativos foram muitos. A categoria queria uma coisa, ele outra. A Câmara fez valer o desejo de seu líder, em detrimento de toda uma classe. Mas houve participação popular na aprovação do projeto, na quarta-feira. Os educadores que protestavam e pediam a rejeição da matéria notaram que, na trincheira adversária, com os que queriam a aprovação do texto, estavam delegados do Orçamento Participativo. Trata-se de grupo de lideranças comunitárias eleitas para discutir os investimentos da Prefeitura em seu bairro, mas que, na prática, defendem o governo petista a qualquer custo. Essas pessoas estão sob batuta da primeira-dama e secretária de Planejamento e Orçamento, Nilza Oliveira (PT). A claque do governo estava a postos nas galerias do Legislativo. Alguns admitiram ao Diário que nada tinham a ver com a votação do estatuto. Quem disse que não houve participação popular? Cada um vai para a luta com as armas que tem.

Rejeitado

Atevaldo Leitão, vereador do PSDB em Diadema, formulou voto de congratulações a Joaquim Barbosa, com dez páginas, todas lidas na íntegra, pela condução do julgamento do Mensalão à frente do STF (Superior Tribunal Federal). Mas, apesar da derrota em 2012, parece que o PT ainda tem raízes no Poder Legislativo. O requerimento foi rejeitado.

Minguando

Ronaldo Lacerda é mais um vereador do PT de Diadema alinhado com a candidatura a deputado estadual do presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira (PT). Sinalização foi dada ontem em requerimento de congratulação ao dirigente e ao Tigre, campeão da Copa Paulista. O projeto de Mário Reali (PT) para voltar à Assembleia está minguando.

Estamos de olho

Vereadores do PT de todo o Estado se reúnem dia 6 na cidade de Itupeva, a 70 quilômetros da Capital, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É mais uma reunião para traçar os rumos do partido em 2014, como ocorreu em Santo André, dia 21. Caravana da região vai para lá. Sem uso de carros oficiais, senhores parlamentares.

Aprovado

Ex-prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PTB) comemorou a aprovação das contas de 2011 pela Câmara. A planilha financeira do penúltimo ano do petebista à frente do Paço já tinha sido avalizada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). O ex-chefe do Executivo também está confiante na aceitação dos gastos do ano passado. Tem gente torcendo contra.

Imagem ferida

Câmara de Santo André registrou ontem boletim de ocorrência no 1º DP, denunciando página do Facebook que se utiliza do nome do Legislativo para publicar notícias diversas, “algumas delas com conteúdo que ofende o atual governo municipal”. O administrador da página foi notificado, mas não se manifestou. Muita gente aderiu o perfil fake por engano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;