Política Titulo José Cloves
Diário entrega à Polícia vídeos de possível campanha antecipada de José Cloves

Vereador de São Bernardo usou estrutura de sindicato para pedir apoio à sua eleição de 2012

Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
27/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O Diário entregou ontem à Delegacia Seccional de São Bernardo sete vídeos gravados em março de 2012 em que o então secretário de Obras, José Cloves (PT), aparece em evento pedindo apoio para sua candidatura a vereador antecipadamente. As campanhas só seriam abertas oficialmente em julho.

Mais do que isso, a atividade foi promovida na sede do Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bernardo e Diadema), o que configuraria uso da máquina sindical, também proibido por lei.

A Polícia Civil abriu o inquérito 03/13 a pedido do Ministério Público. Caso a investigação conclua pelas irregularidades e a Justiça condene o petista, ele perderá o mandato.

O Diário publicou com exclusividade em 19 de dezembro do ano passado, dia da diplomação dos vereadores eleitos em outubro, reportagem sobre o evento promovido por José Cloves. Ele recebeu 5.602 sufrágios e foi o quinto mais votado entre os 28 integrantes do Legislativo.

A plenária no Sintracom, em março, teve direito a convite impresso. Em sua fala, o então secretário e pré-candidato discorre sobre sua pretensão em ser vereador e pede ajuda para alcançar o objetivo. “A responsabilidade minha de trabalhar para esta candidatura, de ser vereador de São Bernardo do Campo, de ser vereador eleito no dia 7 de outubro. E mais, a responsabilidade de vocês, que vão ter que me carregar para ser vereador. Sozinho eu não consigo. (...) Preciso do apoio, preciso da dedicação, preciso do carinho de vocês. E vocês podem ter certeza.”

Na sequência, o prefeito Luiz Marinho (PT) discursa. “Ninguém ganha eleição sozinho. Especialmente quando é Legislativo (...) Então aqui, a nossa campanha, a campanha do Cloves, tem uma missão, uma tarefa de primeiro se eleger o Cloves, segundo, ajudar a eleger uma boa bancada de vereadores do PT.”

À época, Cloves admitiu que patrocinou um churrasco na sede do sindicato, mas negou qualquer irregularidade. “Fui eu que organizei, mas foi uma coisa simples, foi bem antes da campanha. Tinha pouca gente, não tem nenhum problema.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;