Memória Titulo
Quem avista o Cine Boreal nesta fotografia? E o busto de Rudge Ramos?

A igreja, a Praça São João Batista, o complexo das avenidas Dr. Rudge Ramos, Senador Vergueiro e Caminho do Mar...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A igreja, a Praça São João Batista, o complexo das avenidas Dr. Rudge Ramos, Senador Vergueiro e Caminho do Mar interligado a ruas locais como a Afonsina, em direção a Santo André, e a do Sacramento, que serve à Universidade Metodista de São Paulo e todo um conjunto residencial junto à Rodovia Anchieta. Assim é o bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo, hoje; assim era o bairro há 41 anos, em 1968, quando Beltran Asêncio fez a imagem que abre a coluna hoje.

Como se vê, um Rudge Ramos horizontal, sem os edifícios de muitos andares que viriam. Era possível encontrar terrenos baldios, aqui e ali. Os veículos automotores tinham espaço de sobra para estacionar no próprio sistema viário. Observem, à esquerda, embaixo, o telhado do Cine Boreal. E na ponta do Largo São João Batista, quase imperceptível do alto, a lápide com o busto de Arthur Rudge Ramos, o chefe dos delegados de polícia de São Paulo e construtor do Caminho do Mar que roubou do bairro o velho e lendário nome "dos Meninos".

Mas, e o estádio do Meninos FC, que ocupava o espaço da atual praça em estilo japonês no início da Avenida Caminho do Mar? Beltran mostra hoje uma parte do campo de futebol, com um dos gols. O campo completo a gente mostra amanhã.

MAUÁ

O filme Arquitetura Colonial Paulista será projetado hoje, às 14h30, no Teatro Municipal de Mauá, ao lado do Paço, seguido de palestra do professor Dalton Sala, que produziu o documentário. O filme focaliza casas bandeiristas, entre as quais o prédio que abriga o Museu Barão de Mauá.

RIBEIRÃO PIRES

As Firp (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires) estão promovendo a troca de livros. Mais informações com o professor Sérgio Simka, coordenador do curso de Letras pelo e-mail sergiosimka@yahoo.com.br.

Um Ecomuseu:

Fausto & Marlene

Dentro dessa série, abrimos agora a cristaleira do casal Fausto Lopes e Marlene Serra, de Santo André. São lembranças adquiridas por Fausto em suas viagens internacionais como técnico da Atlantis do Brasil ou particulares, estas em companhia da mulher Marlene.

 EM 28 DE ABRIL DE...

1929 - Folha do Povo, que tinha redação em Santo André, publica edição especial sobre seu quinto aniversário.

1944 - Criada, em Santo André, a Comissão Municipal de Biblioteca, com a finalidade de orientar todos os trabalhos para locação, instalação e funcionamento da Biblioteca Municipal. A comissão não teve êxito, conforme registro de Octaviano Gaiarsa.

 HOJE

Dia da Educação, Dia Nacional da Caatinga, Dia do Cartão Postal e Dia da Sogra.

 SANTOS DO DIA

Luiz Maria Grignion de Montfort, Luquésio, Pedro Chanel, Teodoro ou Teófilo, Valéria e Vitale. t DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 28 de abril de 1979

Manchete - Operário que ganhar novo salário mínimo não pagará o INPS. E sindicalistas condenam o novo salário mínimo.

Educação - Ministro do Trabalho, Murilo Macedo, preside colação de grau dos contabilistas e economistas da Fundação Santo André.

Ribeirão Pires - Bairro Vilicléia pede atenção da Prefeitura.

Editorial - É preciso pulso para combater a inflação

Sindicalismo & futebol - Dez mil ingressos foram colocados à venda para o 1º Torneio dos Metalúrgicos, no Baetão, em São Bernardo. A renda será revertida ao Fundo de Greve da categoria. José Erasmo de Deus, Djalma de Souza Bom, Cláudio Rosa e Juraci Magalhães são os coordenadores da venda dos ingressos.

História Local - Ribeirão Pires inaugura hoje o 1º Salão da Paisagem, que teve o objetivo de documentar o passado visual da cidade. A mostra funcionará no Ribeirão Pires FC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;