Cultura & Lazer Titulo
Fábrica de Textos é atração no shopping
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
14/02/2005 | 15:28
Compartilhar notícia


A segunda edição do Espaço do Livro, no Shopping Metrópole, recebe terça-feira a equipe Fábrica de Textos, de São Bernardo, para uma palestra com o tema É Possível Escrever um Livro em 10 Semanas?.

Seis encontros com o público integram a programação do evento, que se estende até o dia 27, com outras atividades, como a feira de troca de livros.

Um dos palestrantes do evento foi o jornalista Milton Jung, da rádio CBN. Ele esteve sábado no shopping em São Bernardo, onde fez uma bem-humorada e empolgante palestra sobre radiojornalismo. Estava prevista a participação de Heródoto Barbeiro no evento, também jornalista da CBN, mas ele não compareceu. Segundo Sonia Belloto, escritora e sócia da Fábrica de Textos, escola de formação de escritores localizada na cidade e que responde pela organização da atração, Heródoto se confundiu ao agendar sua palestra e não pôde estar em São Bernardo.

A falta de Heródoto não fez com que o público presente desistisse de prestigiar Jung. A sala na área administrativa do shopping, onde foi realizada a palestra, estava lotada, com gente inclusive em pé. Havia por volta de 80 pessoas.

Milton Jung falou sobre radiojornalismo tendo como base o livro recém-lançado por ele intitulado Jornalismo de Rádio (Editora Contexto, 160 págs., R$ 25 em média). Logo que começou a falar, às 15h, Jung afirmou que tinha todo o tempo do mundo para conversar ali com o público. Passadas quase duas horas, ele disse, no tom de descontração que embalou o discurso: “Vou ser expulso da sala”.

Jung falou sobre sua carreira, partindo da época em que começou a gostar e se envolver com rádio, ainda menino, nos anos 1960, até o futuro que enxerga para o veículo, via internet.

Entre o público, que pôde fazer perguntas a Jung, havia pessoas de idades e profissões variadas e muitos estudantes de jornalismo, como Silas de Castro. “Sou apaixonado por rádio. Poder encontar o Milton Jung, que a gente ouve no rádio, é brilhante. A palestra teve uma integração muito gostosa dele com o público”.

Mayra Monteiro, outra estudante, disse achar importante o shopping promover eventos desse gênero: “É bom um shopping ser um espaço não só comercial e de lazer, mas também de conhecimento, de informação”.

Após a palestra de Jung foi a vez de Roberto Lopes, sócio da Fábrica de Textos, falar sobre o seu bem-sucedido O Livro da Bruxa (Editora Arx, 160 págs., R$ 30 em média). Tanto Jung quanto Lopes realizaram sessões de autógrafos.

Trocas – Outro shopping da região, o ABC Plaza, em Santo André, também promove até o próximo dia 27 um evento que diz respeito à literatura, a 7ªFeira de Troca de Livros.

Jone Diainison da Silva, que trabalha como monitor de qualidade em uma empresa de telecomunicações, foi uma das pessoas que participaram do evento. Ele veio especialmente de São Paulo, onde mora, para trocar livros na feira. “Eu trouxe 18 livros para trocar. Como leio muito, e rápido, trocarei livros aqui, os lerei e voltarei para trocá-los de novo”, disse.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;