Cultura & Lazer Titulo
Museu de Micenas é inaugurado após 20 anos
Por Da AFP
01/08/2003 | 10:53
Compartilhar notícia


As quase 300 mil pessoas que todos os anos vão a Micenas, no Peloponeso (sul), um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia, poderão a partir desta sexta-feira visitar o novo museu onde serão expostos 2,5 mil objetos sobre a vida da civilização desta região, que data do segundo milênio antes de nossa era.

Foram necessários 20 anos para concluir a construção do museu. Micenas era até agora o único sítio grego de importância que ainda não contava com um museu, ao contrário de Olímpia, Delfos e Epidauro.

Micenas, um dos lugares mais lendários da Antigüidade, conta com uma Acrópole, a célebre Porta dos Leões, o Palácio dos Átridas, os túmulos de Clitemnestra e de Agamenon.

No prédio de quase 180 m2, situado no interior do sítio arqueológico, estão expostos 2,5 mil objetos que vão da época pré-histórica ao período helenístico (século IV antes de nossa era ao século III de nossa era).

Em sua maioria, são peças de cerâmica, mas também podem ser admirados objetos de marfim, ouro ou metal, em sua maioria provenientes das escavações iniciadas em 1876 pelo célebre arqueólogo alemão Heinrich Schliemann.

Uma maquete da Acrópole de Micenas e do sítio domina a antecâmara do museu, acompanhada de documentos que relatam os mitos da famílias de Átridas, um dos temas favoritos das tragédias gregas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;