Nacional Titulo
‘Foi um acidente anunciado’
Do Diário do Grande ABC
18/07/2007 | 02:29
Compartilhar notícia


Para o escritor e piloto amador Ivan Sant’Anna, autor do livro Caixa-preta (editora Objetiva), que resgata os momentos dramáticos de três acidentes aéreos brasileiros, a queda do avião da TAM, ontem, nas proximidades de Congonhas, foi uma tragédia anunciada. “Há um problema sério com este aeroporto. Toda vez que chove, acontece um incidente. Ontem (anteontem), o avião da companhia Pantanal já havia derrapado ao pousar”, lembra o especialista, que sugere a interdição da pista em dias de chuva como medida de emergência e o aumento nos preços das passagens para forçar a diminuição do tráfego aéreo nos céus do Brasil até que a aviação nacional tenha infra-estrutura à altura de sua demanda.

DIÁRIO – Qual a sua primeira impressão sobre o acidente?

IVAN SANT’ANNA – Há um problema grave com Congonhas. Toda vez que chove, acontece um incidente. Ontem (anteontem), um avião da empresa Pantanal já havia derrapado. O que me chamou a atenção neste acidente foi que a mureta da Rubem Berta, que divide as duas pistas, ficou intacta. Portanto, é provável que o piloto tenha tentado arremeter e passado voando sobre a avenida antes de se chocar. A impressão é de que ele (o piloto) não conseguiu atingir velocidade para subir e estava rápido demais para parar.

DIÁRIO – Estima-se entre 170 e 200 mortos. Seria o maior acidente da história do Brasil?

SANT’ANNA – Se passar de 154 (número de vítimas fatais na tragédia do vôo 1907, da Gol, em setembro do ano passado), será o maior acidente da história da aviação brasileira.

DIÁRIO – Qual a sua opinião em relação à crise aérea?

SANT’ANNA – A crise é uma conseqüência dos desmandos no setor. Em Congonhas, houve muito desvio de dinheiro com a reforma. Os aviões derrapam. Já faz tempo que pousar lá em dias de chuva não é seguro. Foi uma tragédia anunciada. E não se trata de caso isolado.

DIÁRIO – Quais os pontos cruciais que precisam ser corrigidos nos céus do Brasil e na própria aviação brasileira?

SANT’ANNA – A curto prazo, não há o que se possa fazer além de diminuir o tráfego aéreo e interditar Congonhas em dias de chuva. A longo prazo – o que não poderá ser feito em menos de sete anos –, deve-se construir um aeroporto longe da cidade, com um bom sistema ferroviário que leve os passageiros ao local rapidamente, como em Londres. É um absurdo ter um aeroporto bem no meio dos prédios de São Paulo. Veja o que aconteceu naquele acidente da TAM em 1996. O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, também fica no meio da cidade, mas tem água dos dois lados, o que dificulta a ocorrência de tragédias como essa. O mesmo acontece com o de Salvador. Mas o de Congonhas não tem o mar como alternativa: é um lugar perigoso.

DIÁRIO – O que se pode fazer para evitar esse caos?

SANT’ANNA – Não houve investimentos na infra-estrutura aérea brasileira. Ficou fácil para as pessoas comprarem um pacote, parcelar em várias vezes e voar. Temos muitos passageiros. O correto seria diminuir o tráfego aéreo, aumentando os preços das passagens, até que se construa novos aeroportos, com bons sistemas de trem. Não adianta ter novos vôos e companhias aéreas, se os aeroportos do País não suportam tamanha demanda.

DIÁRIO – O que o governo e companhias podem fazer?

SANT’ANNA – O que o governo poderia fazer não fez. Houve muito desvio de verbas e superfaturamento nas reformas dos aeroportos de Santos Dumont e Tom Jobim (RJ), além do de Congonhas. Foram muitas irresponsabilidades. A culpa é do governo, sim. A estrutura toda está errada e não existe autoridade aeronáutica.

DIÁRIO – E a questão das áreas negras no céu?

SANT’ANNA – Havia mais buracos negros antes da atuação do Sivam. O acidente da Gol foi causado mais pelas falhas no transponder do Legacy do que pelas áreas cegas nos céus da Amazônia.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;