Economia Titulo
Indústria de São Paulo impulsionou a produção
Por
03/09/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


O parque industrial de São Paulo foi o grande impulsionador da mudança no cenário nacional da produção industrial brasileira em julho - que mostrou aumento de 0,4% em relação a junho, após três meses em queda.

A conclusão é do gerente de Análise e Estatísticas Derivadas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) André Macedo, com base nos resultados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional.

A produção industrial regional subiu em 7 dos 14 locais pesquisados em julho em relação a junho. Na comparação com julho do ano passado, houve crescimento em 13 dos 14 locais pesquisados. São Paulo responde por 40% do total da indústria no Brasil.

Macedo explica que as atividades que mais ajudaram a elevar o ritmo de produção industrial no País em julho são as que também mais contribuíram para a alta de 0,5% na produção industrial de São Paulo em julho contra junho - melhor resultado em quatro meses.

Na lista de setores que foram destaque positivo em São Paulo estão veículos automotores; outros equipamentos de transporte, principalmente aviões; outros produtos químicos; indústria farmacêutica e refino de petróleo.

"Somente veículos automotores no País representa 10% do total da indústria nacional, acrescenta. "Estes setores foram os mesmos que, no desempenho nacional, também mostraram bons resultados em julho, e ajudaram a elevar a taxa nacional", afirma.

Em contrapartida, houve quedas nas produções industriais de máquinas e equipamentos, e de edição e impressão, em São Paulo. "Estas atividades pressionaram negativamente o desempenho de São Paulo", diz Macedo, acrescentando que estas atividades também impediram um crescimento industrial mais robusto na localidade.

Entre os 14 locais pesquisados, o IBGE detectou impacto do fim da redução do Imposto sobre IPI (Produtos Industrializados) nos preços de produtos de linha branca na produção industrial de alguns locais.

Para Macedo, a alta na produção industrial em sete dos 14 locais pesquisados em julho contra junho, reflete de forma nítida o comportamento do cenário nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;