Cultura & Lazer Titulo
Fernandes exibe desenho no 5º PortoCartoon
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
16/09/2003 | 18:43
Compartilhar notícia


O ilustrador Luiz Carlos Fernandes, do Diário, é um dos selecionados para a exposição do 5º PortoCartoon World Festival, concurso internacional realizado na cidade do Porto, em Portugal. Seu cartum (veja reprodução abaixo), estará em exposição junto com os selecionados de outros 170 cartunistas a partir do próximo dia 30, no Museu Nacional da Imprensa e fará parte da edição 2004 do catálogo do PortoCartoon.

O tema deste ano, A Água, está em conformidade com a designação dada pela Unesco para o ano 2003, dedicado à reflexão sobre a escassez de água potável no planeta. Os três primeiros colocados foram, pela ordem, Muhittin Koroglu, da Turquia, Grzegorz Szumowski, da Polônia, e Yuri Ochakovsky, de Israel. Foram concedidas 12 menções honrosas pelo júri internacional, formado, entre outros, pelos brasileiros Paulo e Chico Caruso.

O primeiro PortoCartoon, inaugurado em março de 1999, teve como tema Descobrimentos e Oceanos. A segunda edição propôs Mudança de Século/Milênio em Cartoon, enquanto a terceira investigou dois temas significativos, As Pontes, em sintonia com Porto 2001 – Capital Européia da Cultura, e Gutenberg, para celebrar os 600 anos do nascimento do inventor da imprensa. A 4ª edição foi sobre Ecoturismo. A atual, a maior até então, recebeu cerca de 1,7 mil cartuns de 501 profissionais de 60 países. Foram selecionados 139 sob o tema água, de onde saíram os três premiados e as 12 menções, e outros 35 cartuns em tema livre.

A primeira edição foi vencida por Stefan Despodov, da Bulgária; Angel Boligan, do México, ganhou o Grande Prêmio do 2º PortoCartoon; a 3ª edição contemplou Valeri Kurtu, da Moldávia; e, em 2002, o brasileiro Cau Gomez venceu o Grande Prêmio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;