Internacional Titulo
Itália: moradores retornam para área ameaçada por vulcão
Da AFP
05/02/2003 | 10:42
Compartilhar notícia


Os moradores da ilha siciliana de Estromboli, na Itália, retirados do local há um mês depois de um maremoto causado por uma erupção vulcânica, foram autorizados a voltar a suas casas. A autorização foi dada apesar do vulcão continuar expelindo lava e existirem riscos de novas erupções.

A volta dos habitantes à ilha mais setentrional do arquipélago das Eolias, começará nesta sexta-feira por helicóptero e barcos.

Entre 400 e 500 habitantes de Estromboli tiveram que abandonar a ilha depois do maremoto provocado no dia 30 de dezembro pela erupção do vulcão, seguida da queda de dois milhões de metros cúbicos de pedras, o equivalente a um prédio de 30 andares, que se desprenderam do cone do vulcão, em atividade permanente.

Esta massa de rochas caiu no mar e provocou uma onda gigantesca de 20 metros a redor da ilha, causando muitos prejuízos, principalmente no porto de Ginostra e nas praias de Fico Grande e Scari. Durante mais de um mês as autoridades proibiram o acesso à ilha e um centro de observação e alerta foi instalado nela para avisar sobre qualquer perigo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;