Política Titulo
Frente aposta em cantor para esquentar campanha
Kléber Werneck
Especial para o Diário
20/10/2004 | 09:21
Compartilhar notícia


O maior comício da coligação Frente Andreense desde o início da campanha para as eleições municipais vai acontecer na próxima sexta-feira. Depois do PT de João Avamileno trazer Wanessa Camargo no último domingo, o grupo encabeçado por Newton Brandão (PSDB) promete contra-atacar com outro nome de peso: o cantor romântico Daniel. O showmício acontecerá em um palanque montado na avenida das Nações, no Parque das Nações.

O evento foi anunciado nesta terça durante outro comício realizado na Vila Pires. As realizações de reuniões públicas, aliás, são a estratégia de Brandão para conquistar votos na reta final. Um outro comício está marcado para o sábado.

O deputado estadual Orlando Morando (PL), que veio como reforço de São Bernardo após a reeleição do prefeito William Dib, participou das negociações para trazer Daniel. Segundo ele, a escolha também levou em consideração critérios ideológicos, além do apelo artístico. "Queríamos alguém que tivesse uma ligação com nossos candidatos", disse, ressaltando que o cantor também deve se apresentar em Mauá.

O coordenador de campanha da Frente, Ajan Marques, ressaltou a importância deste tipo de evento na campanha. Segundo ele, a participação popular que "já tem sido boa" nos comícios deve ser ainda maior. "Será mais uma grande oportunidade para nós passarmos nossa mensagem para os eleitores", afirmou.

Com grupos musicais mais modestos e tempo ruim, Brandão conseguiu levar um bom número de pessoas ao comício desta terça na Vila Pires. O destaque foi a participação maciça de seus apoiadores. Entre eles, o candidato derrotado Wilson Bianchi (PMDB); o vereador mais votado, Aidan Antonio Ravim; o deputado estadual Pastor Elias (PRTB) e vários vereadores eleitos. "Estou me sentindo em casa", afirmou Bianchi, antes do comício ter início.

O pemedebista, aliás, foi que abriu os discursos. Empolgado, Bianchi exaltou as qualidades de Brandão e ressaltou alguns do projetos que, segundo ele, foram determinantes para definir seu apoio ao candidato da Frente. "É inadmissível uma cidade do tamanho de Santo André não ter uma maternidade", afirmou.

Mas o que chamou a atenção mesmo em sua fala foi quando se referiu ao seu partido. Ele tornou pública a crise do PMDB, que se dividiu entre Avamileno e Brandão. O principal alvo de suas críticas foi o vereador Sargento Juliano, o segundo mais votado na cidade. "Os cafajestes estão todos juntos. Como aquele vagabundo, orelhudo do Juliano", afirmou. Ele acusou o vereador de trocar apoio a Avamileno por um acordo. "O Juliano quer ser presidente da Câmara", afirmou.

O vereador não foi encontrado nesta terça pela reportagem do Diário para comentar o assunto.

Representação - A coordenação de campanha do PT formalizou nesta terça junto à Justiça Eleitoral um pedido de explicações para Brandão. O grupo de Avamileno se sentiu ofendido com as declarações do candidato da Frente na última semana, quando relembrou o caso Celso Daniel dizendo que "tinha medo que fizessem com ele o mesmo que fizeram com Celso". A declaração foi feita para um grupo de 100 pessoas em um pizzaria da cidade.

Nesta terça, Ajam Marques voltou a afirmar que não presenciou a fala de Brandão. Mas ressaltou que não há nenhuma acusação direta ao PT. "Temos que ver o contexto da frase. Eu posso dizer 'tenho medo de ser assaltado', pois várias pessoas são assaltadas. Não estou falando de ninguém diretamente", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;