Internacional Titulo
Rumsfeld: destino de Saddam é incerto
Da AFP
23/03/2003 | 16:18
Compartilhar notícia


O destino de Saddam Hussein era incerto no quarto dia de ofensiva militar britânico-americana, enquanto prosseguiam conversações secretas com oficiais iraquianos para uma eventual rendição de suas tropas, segundo o secretário se defesa americano, Donald Rumsfeld.

A televisão iraquiana mostrou domingo imagens do líder iraquiano de uniforme, sorridente e descontraído, cercado de altos dirigentes políticos e militares, durante reunião realizada em local não determinado.

Rumsfeld afirmou que ignora se Hussein, que governa o Iraque desde 1979, dirige ainda suas tropas.

"Não sabemos", respondeu Rumsfeld à rede NBC ao ser perguntado sobre se o líder iraquiano ainda comandava as Forças Armadas.

Rumsfeld destacou que, segundo informes do serviço de inteligência americano, as imagens "foram gravadas antes, com a condição de que fossem divulgadas caso ele morresse ou não estivesse em condições de chegar aos meios de gravação".

"Há também informações que dizem que está ferido", mas há outras, mais claras, segundo as quais a direção iraquiana está em dificuldades", comentou.

Segundo o chefe do estado maior conjunto americano, general Richard Myers, "o fato de não sabermos o que acontece com o atual governo" no Iraque" não quer dizer que essa direção não exista e funcione".

"Continuam dando ordens", acrescentou Myers. "Devemos esperar para ver quem está realmente no comando", disse à rede ABC.

Depois dos primeiros lançamentos de mísseis de cruzeiro sobre Bagdá, na madrugada de quinta-feira", recebemos informações de que Saddam Hussein havia deixado o lugar em ambulância", declarou à BBC Mike O'Brien, secretário das Relações Exteriores britânico.

Ignorando a situação real da direção iraquiana, os militares americanos centram sua atenção nas comunicações de Bagdá com suas tropas, tentando interceptá-las.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;