Turismo Titulo
Dos parreirais à mesa
Por Adriana Mompean
Enviada a Mendoza
07/02/2007 | 20:03
Compartilhar notícia


Após a colheita, é hora de começar o processo de vinificação, que irá transformar a uva em vinho. Depois de chegar na vinícola, a fruta passa por uma prensa pneumática para extrair seu suco. Posteriormente, irá ocorrer a fermentação, etapa de obtenção de álcool a partir dos açúcares em que o processo é realizado através de microorganismos do tipo levedura.

Durante a fermentação ainda ocorrerão outras reações químicas como a baixa da acidez e a dissolução da cor. Atualmente, a bebida é colocada em tonéis de aço inox e a fermentação dura entre 20 e 30 dias. O processo terá características diferenciadas para vinhos tintos, brancos, rosados, espumantes e de sobremesa.

Posteriormente, a bebida irá passar pela etapa de envelhecimento em barris de carvalho. O período irá depender de cada produtor, mas geralmente leva de três meses a dois anos. Alguns vinhos já podem ser apreciados logo após a sua elaboração, caso de tintos leves como os Valpolicellas. Já outros se enquadram no ditado “quanto mais velho, melhor”, caso dos Bordeaux.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;