Automóveis Titulo
Montadoras de olho no Brasil
Marcelo Monegato
Enviado a Paris
06/10/2010 | 07:09
Compartilhar notícia
Divulgação


Com o mercado automotivo em alta, o Brasil tem recebido nos últimos anos atenção especial das montadoras europeias. Prova disso é a confirmação da chegada de alguns modelos que desfilam no Salão de Paris.

A Volkswagen apresenta o novo Passat, que deve aparecer por aqui no segundo trimestre de 2011 - meses após o desembarque do Jetta renovado. Já o Touareg, que passou por facelift, é aguardado para o segundo semestre. Nada de oficial, infelizmente, sobre o Golf geração VI.

A Peugeot confirmou o crossover 3008 já para o próximo mês e o 408 chinês para o início de 2011, em substituição ao 307 Sedan (a versão hatch continua). O esportivo RCZ - concorrente direto do Audi TT - desembarca no segundo semestre de 2011, com motor de 156 cv ou 200 cv e transmissão automática. Essas três novidades estarão no Salão de São Paulo - 27 de outubro a 7 de novembro. Já o 508 na versão sedã - maior atração da Peugeot em Paris - pode chegar em 2012, porém não há nada oficial.

A Renault tem duas novidades confirmadas. A primeira a chegar logo no começo de 2011 é o sedã Fluence, que será produzido na Argentina e substituirá o Mégane - Mégane Grand Tour continuará sendo vendida por aqui. No segundo semestre será a vez do utilitário esportivo Duster. No entanto, o modelo, de acordo com o presidente da Renault no Brasil, Jean-Michel Jalinier, terá algumas modificações estéticas e mecânicas para atender às exigências do consumidor brasileiro e será produzido em São José dos Pinhais, no Paraná. Clio renovado - diferente do Clio europeu - e uma picape pequena podem chegar. Twingo e o recém-lançado Latitude estão descartados.

A Citroën promete novo monovolume para 2011, de acordo com o diretor-geral da marca no Brasil, Ivan Segal. Os hatches C3 e C4, no entanto, não serão renovados devido aos bons números de venda por aqui. Já a família DS - DS3 e DS4 (revelado em Paris) - tem chegada prevista para 2012.

A Fiat apresentou em Paris o 500 equipado com novo motor Twin Air - menos poluente e mais econômico. Nem o modelo, nem o motor, devem chegar ao Brasil, de acordo com o presidente da Fiat no Brasil, Cledorvino Belini. Quem vai pintar por aqui até o fim do ano e que está como coadjuvante no estande italiano é o hatch premium Bravo.

Aproveitando o gancho italiano, o Alfa Romeo Giulietta deve chegar mais para o fim de 2012, já que será produzido no México para atender ao mercado dos Estados Unidos.

A Ford não planeja trazer a nova geração do Focus, que chega à Europa ano que vem. Porém, de acordo com Rogélio Golfarb, diretor de assuntos corporativos para a América do Sul, a versão esportiva ST do hatch poderá ser importada no futuro.

Outras novidades que estão em Paris e chegam ao Brasil no ano que vem são o Audi A7, o Mercedes-Benz CLS e o Smart com facelift.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;