Esportes Titulo
Santos estréia com o pé direito na Copa Libertadores
Por Do Diário OnLine
22/02/2007 | 08:16
Compartilhar notícia


AFPO Santos estreou com vitória na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2007. Na madrugada desta quinta-feira, o Peixe venceu o Deportivo Pasto por 1 a 0, na altitude de mais de 2,5 mil metros da cidade de San Juan Pasto, na Colômbia. O único gol da partida foi assinalado pelo volante chileno Maldonado – o primeiro com a camisa alvinegra praiana.

Com o resultado, o Santos assume a liderança do Grupo 8 do principal torneio de clubes do continente com três pontos ganhos, ao lado do Defensor Sporting, do Uruguai, que na estréia não encontrou dificuldades para derrotar o Gimnasia y Esgrima, da Argentina. Colombianos e argentinos são os lanternas com nenhum pontinho somado.

Na próxima rodada, o Santos recebe no estádio o Defensor Sporting na Vila Belmiro, dia 1º de março (quinta-feira). No entanto, antes de pensar na Libertadores, o time volta as atenções para o Campeonato Paulista. O Peixe do estadual encara neste domingo o Marília, no estádio Abreuzão, com a missão de se recuperar da derrota sofrida dentro de casa para o São Bento (2 x 0) e manter, desta forma, a liderança do certame.

Jogo – Com uma formação mais defensiva, com três zagueiros (Adailton, Ávalos e Antônio Carlos), cinco jogadores no meio-campo (Pedro, Maldonado, Cleber Santana, Zé Roberto e Kleber) e dois atacantes (Rodrigo Tiuí e Marcos Aurélio).

No primeiro tempo, o Santos mostrou superioridade técnica. Entretanto, o time do técnico Vandelei Luxemburgo, que na sua vasta galeria de títulos ainda não tem uma taça da Copa Libertadores, não conseguia traduzir esta superioridade em lances de perigo. Com Cleber Santana jogando um pouco mais recuado, Zé Roberto não deu conta de sozinho criar jogadas para a dupla de atacantes praiana.

Já no segundo tempo, o clube brasileiro mudou sua postura. Parte devido ao desgaste provocado pela altitude, o Santos recuou, atraiu o Deportivo Pasto para o seu campo e passou a explorar os contra-ataques. E foi assim que Peixe abriu o placar na cidade colombiana.

Aos 17 minutos, Maldonado aproveitou rebote e saiu com a bola dominada da grande área santista. Imediatamente, o volante chileno lançou Marcos Aurélio, que partiu para cima da defesa. Em jogada individual, o atacante santista deixou para trás um marcador e quando já estava dentro da grande área adversária, devolveu para Maldonado, que da marca do pênalti tocou com precisão no canto do goleiro Barahona. Este foi o primeiro gol do chileno com a camisa do Santos em 52 partidas.

Apesar da vantagem, o Santos não mudou de postura. Para segurar o resultado, Luxemburgo, ao invés de congestionar o meio-campo com volantes, preferiu manter o time com uma certa postura ofensiva. Ao promover as substituições, Luxa tirou Zé Roberto e colocou Pedrinho, depois trocou 'seis por meia-dúzia' ao sacar Rodrigo Tiuí e promover a entrada de Jonas. Por fim, no minutos finais, ele trocou Marcos Aurélio por Rodrigo Tabata.

Ficha
Deportivo Pasto (COL): Barahona; Ramos, Díaz, Mera e Monroy; Rodríguez (De La Cruz), Jaranillo, Vidal e Villamil (Valencia); García (Martinez) e Rodas
Técnico: Álvaro Jesus Gomes

Santos: Fábio Costa; Ávalos, Adaílton, Antônio Carlos; Pedro, Maldonado, Cléber Santana, Zé Roberto (Pedrinho) e Kléber; Marcos Aurélio (Rodrigo Tabata) e Rodrigo Tiuí (Jonas)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: estádio Libertad, em San Juan Pasto, na Colômbia
Árbitro: Manuel Andarcia (VEN)
Assistentes: Juan Soto (VEN) e Rafael Yanéz (ambos da VEN)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;