Internacional Titulo
Enchente do Rio Elba segue para o Norte da Alemanha
Das Agências
20/08/2002 | 09:54
Compartilhar notícia


A enchente do rio Elba, que custou a vida da maioria das 19 vítimas na Alemanha desde o começo do mau tempo, avança nesta terça-feira para o Norte do país, mas menos elevada e mais veloz do que estava previsto. Enquanto isso, os diques resistem à pressão das águas.

Os Estados regionais de Brandenburgo (Leste), Baixa Saxônia (Noroeste) e de Mecklenburgo Pomerânia (Nordeste), começam a sofrer a violência da corrente do Elba.

Vários asilos de anciãos foram evacuados durante a noite passada nos arredores de Nehaus, a 70 km de Hamburgo, cidade onde se encontra a desembocadura do Elba no mar do Norte.

Rio acima, a enchente transformou os arredores de Wittemberg, na Alta Saxônia, em uma ampla paisagem lacustre. Cerca de 40 mil pessoas tiveram de ser evacuadas.

Na Saxônia, a redução do nível da água permitiu a numerosos habitantes voltar para suas casas. Na Saxônia, se verificou o maior número de vítimas das inundações, com 15 mortos, de um total de 19 desde o dia 10 de agosto. Outras 26 pessoas continuam desaparecidas.

O ministro presidente da Baixa Saxônia, Sigmar Gabriel, realizará ainda nesta terça-feira uma reunião de crise em Luneburgo (sudeste de Hamburgo) com seu colega de Schleswig Holstein, Heide Simonis, e com o prefeito da cidade Estado de Hamburgo, Ole von Beust.

Nesta terça, o nível do Elba em Wittemberge era de sete metros. Espera-se para a quinta-feira um topo que pode acarretar na evacuação de 20 mil pessoas. Na região, cerca de 22 mil cabeças de gado bovino, ovino e suíno foram deslocadas para áreas seguras.

Magdeburgo (Leste) passou a noite em estado de alerta, pois a enchente do Elba passa pela capital da Saxônia, Anhalt, submetendo seus diques a fortes pressões.

Os diques resistem menos no Leste de Magdeburgo, onde centenas de soldados, bombeiros e equipes de socorro passaram a noite acumulando sacos de areia para reforar um dique rachado, precisou um porta-voz da célula de crise.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;