Internacional Titulo Irã
AIEA quer acesso a base
militar suspeita em Teerã

Potências ocidentais e Israel suspeitam que o Irã está tentando
desenvolver uma bomba por trás de seu programa nuclear civil

08/06/2012 | 03:36
Compartilhar notícia


Nas negociações de hoje, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) vai exortar o Irã a permitir o acesso aos locais onde Teerã é suspeita de trabalhar em uma bomba atômica, em particular em uma base militar perto da capital. Potências ocidentais e Israel suspeitam que o Irã está tentando desenvolver uma bomba por trás de seu programa nuclear civil. A acusação é negada por Teerã, que diz que está desenvolvendo energia atômica civil e fazendo isótopos médicos.

 

A agência nuclear da ONU está especialmente interessada no acesso à base militar de Parchin, próxima a Teerã, onde acredita que testes de explosivos suspeitos foram realizados. A AIEA disse que novas imagens de satélite indicam "atividades extensas" na base, o que alguns especialistas veem como sinais de uma limpeza.

 

Nas conversações de hoje, em Viena, o inspetor chefe da AIEA, Herman Nackaerts, e o vice-diretor geral, Rafael Grossi, irão se encontrar com o embaixador do Irã para a agência, Ali Asghar Soltanieh. O diretor da agência, Yukiya Amano, visitou o Irã no mês passado, depois de conversas promissoras em Viena, e disse mais tarde que os dois lados estavam perto de um acordo.

 

Amano acrescentou que esta semana as diferenças "tinham diminuído". Porém, afirmou que "se não tivermos acesso à base de Parchin ou a outras pessoas, informações e sites, então não poderemos dar garantias de que todas as atividades no Irã tenham fins pacíficos". As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;