D+ Titulo
Sim, nós podemos
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
24/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Tantas vezes chamado de idealista, Mikhail Gorbachev declarou em entrevista: "São os idealistas que movem o mundo". Não importa se nunca ouviu falar no ex-presidente russo. Relevante é entender que sonhar e buscar um ideal fazem parte - ou deveriam - da essência dos jovens. E é por meio de pequenas atitudes que ocorrem boas mudanças.

Sim, você pode mudar o mundo, por mais que alguém diga o contrário. Não, essa não é tarefa fácil. Mas há quem diga que a juventude curte desafios. E por onde começar? A opinião é unanime entre especialistas e adolescentes engajados: as transformações começam aos pouquinhos - por si mesmo, pela família, escola, bairro e aí vai...

"O jovem tem de perceber que cada decisão sua tem efeito no resto do mundo. Às vezes, acha que tem de escolher entre se divertir ou fazer a diferença. Na realidade, é preciso se divertir enquanto está fazendo a diferença", afirma a norte-americana Monique Coleman, conhecida pelo papel de Taylor McKessie em High School Musical. O D+ acompanhou a atriz durante visita à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. Nomeada Campeã da Juventude pela ONU, Monique viaja para conhecer as políticas desenvolvidas para jovens e promover atividades ligadas ao Ano da Juventude.

Quando adolescentes se mobilizam pela comunidade, adultos e crianças são estimulados a fazer o mesmo. "Tem de desmistificar a ideia de que é individualista, alienado, envolvido em brigas e drogas. Precisa ter visibilidade para exercer a cidadania", diz Ariel de Castro Alves, presidente da Fundação Criança de São Bernardo, engajado desde os 12 anos.

Seria injusto falar que depende só de eles quererem trabalhar pelo bem e mudança da sociedade. Faltam incentivo, informação, oportunidades, locais e serviços básicos e direcionados a suas necessidades para encorajá-los a agir. "Para ter jovens que façam a diferença precisa de educação de qualidade", afirma Carlos Vinícius de Almeida, 18, de Santo André.

Já passou da hora em que apenas os adultos fazem tudo. "Os jovens são muito capazes. É preciso seguir seus sonhos e acreditar em si mesmo", afirma Monique.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;