Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Mulheres assumem comando da executiva do PSDC de Sto.André


Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC

29/03/2005 | 14:25


Foi-se o tempo em que mulher precisava de quotas para participar do processo político-eleitoral brasileiro. Pelo menos no PSDC de Santo André, grupo de sete representantes do sexo feminino deverá assumir nos próximos dias a executiva do partido. A mudança no comando era vontade da própria legenda, e a arquiteta Glaucya Taraskevicius foi a escolhida para o posto. O convite partiu do presidente nacional do PSDC, José Maria Eymael, que esteve segunda-feira na cidade para oficializar a proposta. “Participava de algumas programações políticas, e conheci o Eymael, que me fez o convite”, recorda a nova democrata-cristã.

Glaucya considera discriminatório o sistema de quotas para que os partidos reservem 30% das candidaturas às mulheres. “Tudo tem de acontecer naturalmente, como nas demais áreas. O problema é que não vemos mulheres atuando na política”, afirma a arquiteta, que lamenta o fato de o Grande ABC ter pouca representação feminina nos poderes Executivo e Legislativo. “Não é um discurso feminista, mas não temos nenhuma prefeita na região”, destaca.

As candidaturas para as eleições de 2006 também estão na pauta de discussões do PSDC. Porém, ainda não foi definida a quantidade de concorrentes e as possíveis coligações. Alguns nomes já estão sendo avaliados pelo partido, como o da artesã Ednéia Ferreira Rodrigues, que deverá disputar vaga na Assembléia Legislativa. A plataforma eleitoral será específica para atender às necessidades da mulher, principalmente na área de saúde.

Ednéia também deverá assumir a primeira vice-presidência do PSDC, e terá como companheiras na executiva municipal a socióloga Edna Ortolan, como segunda vice-presidente, a universitária Heloisa Silva, como primeira tesoureira; a assessora de imprensa Marisa Tofanelli, como primeira secretária; a recepcionista Priscila Paiva, como secretária geral; e a universitária Angela Rodrigues de Oliveira Sandre, como tesoureira geral.

Com exceção de Ednéia, que já foi filiada ao PFL, nenhuma tem experiência político-partidária. Todas se conheceram no Rotary Club Bela Vista, onde também atuam como voluntárias.


Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;