Internacional Titulo
Taipé pede a China que retire mísseis apontados para Taiwan
Por Da AFP
10/10/2002 | 08:40
Compartilhar notícia


O presidente de Taiwan, Chen Shui Bian, pediu nesta quinta-feira ao governo chinês que retire "imediatamente" os 400 mísseis apontados para a ilha e renuncie ao uso da força contra seu país.

O apelo ocorre pouco antes do encontro entre os presidentes de China e Estados Unidos, Jiang Zemin e George W. Bush, no próximo dia 25 de outubro, na cidade texana de Crawford.

Chen pediu ainda a Pequim que retome o diálogo com Taipé para acabar com as tensão regional. "Nosso governo seguirá se esforçando para obter uma normalização das relações baseada em nossa fé em uma reconciliação amistosa, na cooperação ativa e em uma paz duradoura".

O presidente Chen defendeu a independência de Taiwan baseada nos desejos de liberdade, democracia e paz. "Tais sentimentos não podem ser comprometidos pela contínua ameaça militar da China e a intimidação de nosso país ante a comunidade internacional".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;