Setecidades Titulo Com agendamento
Santo André faz 90 testes de Covid-19 no primeiro dia de estudo com crianças até 4 anos

Serão examinados 2.800 estudantes matriculados nas redes pública e privada

Por Da Redação
Do Diário do Grande ABC
08/02/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Alex Cavanha/ PSA


Santo André iniciou ontem a testagem de crianças de 6 meses a 4 anos que estão matriculadas em escolas do município, sejam públicas ou privadas. No primeiro dia foram efetuada 90 coletas, mas como os exames são sorológicos, ou seja, de sangue, os resultados ficam prontos em até 72 horas e por isso não foi emitida uma parcial do número de positivos. 

“Mais uma vez Santo André sai na frente, propiciando a testagem para as nossas crianças. Iniciativa que dá maior segurança às famílias e aos nossos profissionais da educação no retorno às aulas”, destaca o prefeito Paulo Serra (PSDB).

A pequena Alice, 2 anos, foi uma das crianças testadas. Segundo a mãe, Tainá Souza de Lima, moradora da Vila Lutécia, o motivo do exame é uma questão de segurança, já que a faixa etária até os 4 anos é a única que ainda não pode receber a vacina contra a Covid. “Nós, em casa, já pegamos Covid e queremos fazer o monitoramento para que ela esteja protegida enquanto a vacina para a idade dela não chega”, afirmou a mãe.

Bruno dos Santos, morador do Jardim Marek, levou a filha Luiza, 1 e 7 meses, para realizar a testagem. “Resolvi fazer o agendamento pensando na segurança dela e da família, além do início das aulas. Considero a iniciativa muito importante”, completou.

O objetivo da Prefeitura é fazer levantamento epidemiológico visando avaliação sobre o comportamento do coronavírus nessa faixa etária de não vacinados neste momento de retorno às aulas. A testagem não é obrigatória e será feita até o dia 25 de fevereiro no Centro de Enfrentamento à Covid-19, que fica na Avenida Ramiro Colleoni, 220, na região central. Para isso é necessário o agendamento no site da Prefeitura por meio do link https://bit.ly/testagem-educacao.

Foram disponibilizados 2.800 testes do tipo sorológico que identificam tanto se a criança já possui anticorpos para a Covid como se ela está com a infecção ativa e transmitindo a doença. 

Os testes utilizados pela cidade foram cedidos pelo Instituto Butantan, sem custo para o município. É necessário apresentar o CPF ou a certidão de nascimento da criança. Não é preciso estar com sintomas de gripe ou Covid-19




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;