Política Titulo Comprovante
Orlando quer todos os alunos vacinados

Prefeito de São Bernardo informou que comprovante será exigido também em escolas particulares

Arthur Gandini
Do Diário do Grande ABC
04/02/2022 | 04:27
Compartilhar notícia
Divulgação/ Gabriel Inamine/ PMSBC


A cidade de São Bernardo irá exigir o comprovante de vacina não apenas de alunos da rede pública municipal, mas também de escolas particulares. A informação foi dada ontem pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), em live nas redes sociais.

O chefe do Executivo abordou o assunto na transmissão ao lado da secretária de Educação, Silvia Donnini. “A vacinação é importante para todos”, defendeu a chefe da pasta. “E não há criança do município, criança da (rede) particular. Tudo é criança. São as crianças que vivem em São Bernardo. As regras valem para todas”, declarou. 

Orlando complementou que a fiscalização caberá à Vigilância Sanitária do município. “Inclusive a nossa vigilância está comunicando as escolas particulares porque o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) nos pediu que (a escola) exija o comprovante de vacina. A Prefeitura é responsável pela fiscalização de todas as escolas”, disse o tucano. 

O Paço pretende fazer uma lista com nomes de alunos que não se vacinarem contra a Covid-19. Deverá entregar as informações ao MP-SP até o fim deste mês. “Isso já foi definido. (Os pais) Terão o mês de fevereiro inteiro para vacinar os seus filhos”, alertou o chefe do Executivo.

A alegação do tucano, para instituir a medida, é a de que há a possibilidade de as crianças não vacinadas terem complicações de saúde ao contraírem o coronavírus. Responsáveis pelos jovens poderiam acusar as escolas de negligência. Orlando tem sustentado que irá respeitar a escolha da família caso os responsáveis não queiram imunizar os filhos. Contudo, tem criticado a decisão com ênfase.

O tucano, na live, frisou que nenhum aluno será impedido de entrar nas escolas por conta da falta de inunização. Garantiu a permissão a internauta que relatou ser mãe de filho com cardiopatia, o qual deseja vacinar somente após a criança passar por consulta médica. “Ninguém vai ficar proibido de ir à escola, vacinado ou não. Só de trazer o comunicado (atestado médico), ele nem será incluído na lista. Com vacina ou sem, todo mundo volta para a escola”, declarou o prefeito de São Bernardo.

Medida que chegou a ser avaliada pela administração são-bernardense era a separação dos alunos, nas escolas, entre jovens vacinados e sem imunização. O prefeito afirmou que a ideia foi descartada após discussão junto à pasta da Educação. Caso um aluno contraia o coronavírus, o caso deverá ser notificado à Vigilância Sanitária. O órgão é o responsável por decidir se outros alunos, que tiveram contato com o jovem em questão, também devem ser afastados das aulas presenciais. 

São Bernardo foi a primeira cidade do Grande ABC a iniciar vacinação de crianças com doses da Coronavac. A administração pretende imunizar todas os alunos da rede municipal antes do início das aulas, na segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;