Setecidades Titulo
Atenção: vem aí o 4º Desafio de Redação
Por Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
18/07/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


Estudante, sinta-se desafiado! Em agosto vem aí a quarta edição do Desafio de Redação do Diário do Grande ABC, em parceria com a USCS (Universidade de São Caetano do Sul). Prepare-se, porque a cada ano o projeto ganha mais concorrentes bem preparados.

O Desafio, idealizado pelo jornal, é para alunos da redes pública e privada regularmente matriculados. Eles devem estar entre a 5ª e a 9ª série do Ensino Fundamental ou entre a 1ª à 3ª série do Ensino Médio, além de alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e da Tele-sala.

"Estamos em fase de definição de tema e datas para a competição, que tem como objetivo de instigar o estudante a refletir sobre o tema proposto. Ganha quem consegue se expor de forma mais rica, com mais vocabulário e mais clareza sobre a questão", afirma Claudia Zeber, coordenadora de marketing do Diário,

Em 2009, o grande vencedor foi Alexandre Agostinho, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Centro Educacional Sesi 166, em Santo André. Com o tema Água: a vida do planeta, Agostinho descreveu, em formato de carta, os problemas ocasionados pela falta de água. Em anos anteriores os temas das redações foram: Amizade, em 2008, e Minha Cidade no Amanhã, em 2007.

"Escrever desperta o senso crítico e ajuda no aperfeiçoamento da língua portuguesa. Outro ponto importante da escrita é o de documentar", defende o professor Joaquim Celso Freire, pró-reitor de Extensão da USCS.

Um dos incentivadores da disputa e autor de cinco livros publicados, Joaquim lembra que a redação é uma das avaliações hoje mais cobradas nos vestibulares. "Já há provas feitas somente com base na redação. E nos mundos virtual e visual que vivemos hoje, é importante manter o hábito da escrita para não deixar a língua morrer", diz o professor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;