Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 1 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337

Velhinhos, mas econômicos


Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC

20/10/2010 | 07:14


Foto: Claudinei Plaza/DGABC

Calma! O Diário não voltou no tempo ou lançou a coletânea Os Grandes Comparativos do Passado. Às vésperas do Salão do Automóvel de São Paulo de 2010, resolvemos colocar cara a cara, mais uma vez, os dois veículos que tornaram-se ícones e rivais desde a metade da década de 1980 no cenário automotivo nacional. Isso mesmo, estamos falando de Volkswagen Gol e Fiat Mille - ou velho Uno, como alguns ainda o chamam.

 

Mas para dar sabor a esse calejado duelo, colocamos frente a frente as versões Economy do hatch produzido em Minas Gerais e o Ecomotion do modelo natural de São Bernardo, claro, ainda em sua geração 4.

E vamos ao que realmente interessa: preço! Afinal, não adianta ser pequeno, com visual atrasado - e coloca atrasado nisso -, pouco equipado e ainda custar caro. E neste ponto, Uno - ou melhor - Mille (desculpem o ato falho) leva vantagem por partir de R$ 25.670, na versão quatro portas peladão - R$ 1.930 menos que o Gol. Com o mínimo de requinte - ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos (diga-se de passagem, eles não oferecem muito mais que isso)-, a diferença de preço fica ainda maior. O Mille pula para R$ 30.060, equanto o Volks salta para R$ 32.820 - buraco de R$ 2.760.

Mas não apenas na hora de tirar o popular da concessionária a palavra economia se faz presente. Rodando, o consumidor espera desses dois velhos de guerra baixo consumo de combustível. E ambos cumprem o prometido. Com etanol apenas - definitivamente a bebida preferida dos proprietários dos veículos de entrada -, Ecomotion e Economy fizeram mais de 11,5 km/l apenas na cidade.

Tal consumo é resultado dos motores 1.0 8V bicombustível de ambos. E apesar de o Total Flex da Volks ter números ligeiramente mais vigorosos - são 5 cv e 0,5 mkgf de torque a mais, quando abastecidos com álcool -, o fato de o Fiat entregar força total a rotações mais baixas torna o Mille tão ágil quanto o Gol nas saídas e retomadas.

O Volkswagen tem transmissão com engates mais precisos que a do Mille e suspensão melhor calibrada para a proposta do veículo. No entanto, a posição de dirigir baixa demais - a do Fiat é mais elevagada e agradável - e o volante torto incomodam até os menos exigentes.

Internamente, o Gol, com distância entre os eixos 11 centímetros maior, acomoda melhor pés, joelhos e cabeça dos ocupantes. Já o porta-malas é 5 litros menor - pouco para sedãs, mas um latifúndio para hatches compactos.

Acabamento, como não poderia ser diferente, simplório ao extremo. Muito plástico, pouco tecido. O painel de instrumentos de ambos é pobre também - sem conta-giros. Destaque para os leitores de consumo instantâneo, analógico no Mille e digital no Gol.

 

Números

Fiat Mille Economy

Volkswagen Gol G4 Ecomotion

Motor

1.0 Fire Flex

1.0 Total Flex

Potência

65 cv (g) / 66 cv (e) a 6.000 rpm

68 cv (g) / 71 cv (e) a 5.750 rpm

Torque

9,1 mkgf (g) / 9,2 mkgf (e)

a 2.500 rpm

9,4 mkgf (g) / 9,7 mkgf (e)

a 4.250 rpm

Velocidade máxima

151 km/h (g) / 153 km/h (e)

168 km/h (g) / 170 km/h (e)

Aceleração de 0 a 100 km/h

15,1 s (g) / 14,7 s (e)

12,8 s (g) / 12,2 s (e)

Comprimento

3,69 metros

3,93 metros

Altura

1,44 metro

1,40 metro

Distância entre eixos

2,36 metros

2,47 metros

Peso

840 quilos

853 quilos

Porta-malas

290 litros

285 litros

Tanque

50 litros

55 litros

 

Equipamentos

Fiat Mille Economy

Volkswagen Gol G4 Ecomotion

Preço básico

R$ 25.670

R$ 27.600

Air bag

Não disponível

Não disponível

Ar-condicionado

Opcional (R$ 2.020)

Opcional (R$ 2.660)

Calotas integrais

Série

Série

Computador de bordo

Não disponível

Não disponível

Conta-giros

Não disponível

Não disponível

Desembaçador traseiro

Opcional (R$ 826) (1)

Opcional (R$ 180)

Direção hidráulica

Opcional (R$ 3.636) (2)

Opcional (R$ 1.940) (1)

Limpador traseiro

Opcional (R$ 826) (1)

Opcional (R$ 330) (2)

Para-choques na cor do veículo

Série

Série

Protetor de cárter

Série

Não disponível

Temporizador

Série

Opcional (R$ 330) (2)

Travas elétricas

Opcionais (R$ 2.111) (3)

Opcionais (R$ 670) (3)

Vidros elétricos

Opcionais (R$ 2.111) (3)

Opcionais (R$ 670) (3)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Velhinhos, mas econômicos

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC

20/10/2010 | 07:14


Foto: Claudinei Plaza/DGABC

Calma! O Diário não voltou no tempo ou lançou a coletânea Os Grandes Comparativos do Passado. Às vésperas do Salão do Automóvel de São Paulo de 2010, resolvemos colocar cara a cara, mais uma vez, os dois veículos que tornaram-se ícones e rivais desde a metade da década de 1980 no cenário automotivo nacional. Isso mesmo, estamos falando de Volkswagen Gol e Fiat Mille - ou velho Uno, como alguns ainda o chamam.

 

Mas para dar sabor a esse calejado duelo, colocamos frente a frente as versões Economy do hatch produzido em Minas Gerais e o Ecomotion do modelo natural de São Bernardo, claro, ainda em sua geração 4.

E vamos ao que realmente interessa: preço! Afinal, não adianta ser pequeno, com visual atrasado - e coloca atrasado nisso -, pouco equipado e ainda custar caro. E neste ponto, Uno - ou melhor - Mille (desculpem o ato falho) leva vantagem por partir de R$ 25.670, na versão quatro portas peladão - R$ 1.930 menos que o Gol. Com o mínimo de requinte - ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos (diga-se de passagem, eles não oferecem muito mais que isso)-, a diferença de preço fica ainda maior. O Mille pula para R$ 30.060, equanto o Volks salta para R$ 32.820 - buraco de R$ 2.760.

Mas não apenas na hora de tirar o popular da concessionária a palavra economia se faz presente. Rodando, o consumidor espera desses dois velhos de guerra baixo consumo de combustível. E ambos cumprem o prometido. Com etanol apenas - definitivamente a bebida preferida dos proprietários dos veículos de entrada -, Ecomotion e Economy fizeram mais de 11,5 km/l apenas na cidade.

Tal consumo é resultado dos motores 1.0 8V bicombustível de ambos. E apesar de o Total Flex da Volks ter números ligeiramente mais vigorosos - são 5 cv e 0,5 mkgf de torque a mais, quando abastecidos com álcool -, o fato de o Fiat entregar força total a rotações mais baixas torna o Mille tão ágil quanto o Gol nas saídas e retomadas.

O Volkswagen tem transmissão com engates mais precisos que a do Mille e suspensão melhor calibrada para a proposta do veículo. No entanto, a posição de dirigir baixa demais - a do Fiat é mais elevagada e agradável - e o volante torto incomodam até os menos exigentes.

Internamente, o Gol, com distância entre os eixos 11 centímetros maior, acomoda melhor pés, joelhos e cabeça dos ocupantes. Já o porta-malas é 5 litros menor - pouco para sedãs, mas um latifúndio para hatches compactos.

Acabamento, como não poderia ser diferente, simplório ao extremo. Muito plástico, pouco tecido. O painel de instrumentos de ambos é pobre também - sem conta-giros. Destaque para os leitores de consumo instantâneo, analógico no Mille e digital no Gol.

 

Números

Fiat Mille Economy

Volkswagen Gol G4 Ecomotion

Motor

1.0 Fire Flex

1.0 Total Flex

Potência

65 cv (g) / 66 cv (e) a 6.000 rpm

68 cv (g) / 71 cv (e) a 5.750 rpm

Torque

9,1 mkgf (g) / 9,2 mkgf (e)

a 2.500 rpm

9,4 mkgf (g) / 9,7 mkgf (e)

a 4.250 rpm

Velocidade máxima

151 km/h (g) / 153 km/h (e)

168 km/h (g) / 170 km/h (e)

Aceleração de 0 a 100 km/h

15,1 s (g) / 14,7 s (e)

12,8 s (g) / 12,2 s (e)

Comprimento

3,69 metros

3,93 metros

Altura

1,44 metro

1,40 metro

Distância entre eixos

2,36 metros

2,47 metros

Peso

840 quilos

853 quilos

Porta-malas

290 litros

285 litros

Tanque

50 litros

55 litros

 

Equipamentos

Fiat Mille Economy

Volkswagen Gol G4 Ecomotion

Preço básico

R$ 25.670

R$ 27.600

Air bag

Não disponível

Não disponível

Ar-condicionado

Opcional (R$ 2.020)

Opcional (R$ 2.660)

Calotas integrais

Série

Série

Computador de bordo

Não disponível

Não disponível

Conta-giros

Não disponível

Não disponível

Desembaçador traseiro

Opcional (R$ 826) (1)

Opcional (R$ 180)

Direção hidráulica

Opcional (R$ 3.636) (2)

Opcional (R$ 1.940) (1)

Limpador traseiro

Opcional (R$ 826) (1)

Opcional (R$ 330) (2)

Para-choques na cor do veículo

Série

Série

Protetor de cárter

Série

Não disponível

Temporizador

Série

Opcional (R$ 330) (2)

Travas elétricas

Opcionais (R$ 2.111) (3)

Opcionais (R$ 670) (3)

Vidros elétricos

Opcionais (R$ 2.111) (3)

Opcionais (R$ 670) (3)

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;