Economia Titulo
Indústria mineira mantém indicadores estáveis em junho
Do Diário do Grande ABC
09/08/1999 | 16:48
Compartilhar notícia


A Federaçao das Industrias de Minas Gerais (Fiemg) divulgou nesta segunda-feira os indicadores industriais do mês de junho, que demonstram uma pequena recuperaçao da atividade econômica. O faturamento geral do setor industrial permaneceu estável, se comparado com maio.

A indústria de transformaçao apresentou um crescimento das vendas de 0,78%, enquanto que o segmento extrativo mineral apontou uma queda de 12,46%. Em relaçao a junho do ano passado, o faturamento industrial obteve uma queda de 2,51%.

Os segmentos da indústria de transformaçao que exerceram influência positiva no faturamento foram metalurgia (5,72%), química (3,88%), material elétrico e de comunicaçoes (22,17%) e têxtil (10,27%). Os destaques negativos foram os segmentos da indústria extrativa mineral (-12,46%), produtos alimentares (-8 14%) e material de transporte, que inclui a indústria automobilística, com queda de 9,07%.

Emprego - O nível de emprego da indústria em Minas apontou um crescimento de 0,4%, enquanto que as horas trabalhadas obtiveram um aumento de 0,57% e a massa salarial paga chegou a um patamar 0,47% maior em junho, se comparado a maio.

Apesar dos resultados, a utilizaçao da capacidade instalada e 3,72% menor do que o índice registrado em maio, com as maiores quedas registradas nos setores de fumo, bebidas e mecânica.

Conjuntura - Em pesquisa realizada junto ao empresariado mineiro, as estimativas sao a continuidade da tendência de estabilidade em agosto quanto ao faturamento, além da manutençao dos estoques, do nível de vendas para o mercado externo e do mercado de trabalho.

Entre os meses de janeiro e junho, em comparaçao com o mesmo período do ano passado, os segmentos que apresentaram os melhores resultados no que se refere ao faturamento foram celulose, papel e papelao (25,21%), vestuário e calçados (15,7%) produtos alimentares (9,25%) e indústria extrativa mineral (6 04%). As principais reduçoes foram verificadas pelo setor de materiais de transporte (32,63%), mecânica (20,75%), bebidas (27%) e fumo (19,23%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;