Internacional Titulo
Ucrânia recusa oferta russa para pagar aumento do preço do gás
Por Da AFP
29/12/2005 | 17:15
Compartilhar notícia


O presidente da Ucrânia, Viktor Yuschenko, rejeitou nesta quinta-feira a proposta de crédito feita por seu colega russo Vladimir Putin para que a Ucrânia pudesse pagar o aumento do preço do gás russo a partir de janeiro.

"Não precisamos deste crédito", declarou Yuschenko, segundo a agência de notícias Interfax-Ucrania. "A Ucrânia pode pagar por seus próprios meios um preço aceitável, formulado correta e objetivamente", acrescentou.

Putin propôs nesta quinta-feira à Ucrânia um crédito de 3,6 bilhões de dólares para amortizar o aumento do preço do gás russo.

"Estamos dispostos a oferecer crédito comercial diretamente à companhia Naftogaz, com garantias de algum dos principais bancos internacionais, europeu ou americano", disse Putin ao receber ao ministro ucraniano de Energia, Ivan Plachkov, e o presidente da Naftogaz, Alexei Ivchenko.

A gigante energética russa Gazprom pretende começar a cobrar da Ucrânia, a partir de 1º de janeiro, o gás natural a preço de mercado, abolindo assim o acordo atual segundo o qual a ex-república soviética recebe gás a um preço mais baixo em troca da utilização do sistema de gasodutos de seu território.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;