Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que a tartaruga anda devagar?

Répteis com poderoso casco ao redor do corpo andam em ritmo diferente de outros animais, casos de cães e gatos

Tauana Marin
Diário do Grande ABC
29/11/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


No mundo animal, tartarugas, jabutis e cágados (répteis parecidos, mas de espécies e com características diferentes entre si) chamam atenção por andarem bem devagar se comparados a cães e gatos, por exemplo. Isso acontece devido ao peso, ao metabolismo – transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos e que geram energia para os corpos –, e, até mesmo, peculiaridades de sua formação. Sobre este último item, é possível citar a existência do duro casco que cobre grande parte do corpo do animal, responsável por lhe proteger do ataque de predadores e que faz com que não seja necessário gastar força para se movimentar rapidamente.
 

No caso das tartarugas, que saem da água apenas para desovar, como a marinha e a da Amazônia, elas são muito rápidas dentro da água por causa das grandes nadadeiras, além de serem e ágeis também na terra somente quando jovens e filhotes. Adultas, devido ao peso, andam mais lentamente. Para se ter ideia, a espécie comum tem, em média, 160 quilos, com a chamada tartaruga-de-couro pesando entre 250 e 700 quilos.
 

Os jabutis possuem casco e são essencialmente terrestres, mas não utilizam a água para reprodução. Contam com uma lentidão nata e metabolismo devagar, gerando velocidade bem baixa.
Quanto aos cágados, com cascos mais achatados e considerados animais semiaquáticos (por viverem entre o ambiente terrestre e a água doce, como o chamado tigre-d’água), são os mais ágeis do grupo. Outra característica chamativa é o pescoço mais longo.

CURIOSIDADES - Quando nascem dos ovos, as tartarugas marinhas já precisam enfrentar uma grande aventura. A cada 100 filhotes, apenas um chega à idade adulta. Depois que crescem, eles voltam para mesma praia que nasceram para colocar seus próprios ovos. Até hoje ninguém sabe ao certo como lidam com essa lembrança.
 

Outra curiosidade é que as tartarugas apareceram no mundo milhões de anos antes dos primeiros seres humanos pisarem na Terra. Elas podem ser consideradas descendentes dos extintos dinossauros.

LITERATURA - Há fábula infantil bastante conhecida protagonizada pelo animal chamada A Lebre e a Tartaruga. É narrada a história de uma corrida entre as duas personagens.
Por ser mais rápida, a lebre começa a contar com a vitória antes mesmo da largada. Ao iniciar a disputa, ela dispara na frente e, com grande vantagem de distância, encosta em uma árvore para descansar e acaba dormindo. A tartaruga, com seu ritmo bem mais lento, segue na corrida e acaba ultrapassando a adversária. Quando a lebre acorda, tenta retomar o tempo perdido, mas vê a outra competidora cruzar a linha de chegada. Moral da história: devagar e com humildade se vai longe.

Consultoria de Melanie Leite, médica-veterinária especializada em animais silvestres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;